Siga o OTD

Surfe

Brasil estreia na etapa de Saquarema com seis vitórias

Tati Weston-Webb, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Michael Rodrigues, Yago Dora e Miguel Pupo vencem na estreia da etapa de Saquarema

Tatiana Weston-Webb Saquarema WSL
Tati Weston-Webb comemora vitória (Foto: Thiago Diz/WSL)

O Brasil começou a etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe (WSL) com seis vitórias. Tatiana Weston-Webb, no feminino, e Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Michael Rodrigues, Yago Dora e Miguel Pupo, no masculino, venceram suas respectivas baterias da primeira fase e avançaram de forma direta na competição. Gabriel Medina, Caio Ibelli, Jadson André, João Chianca, Samuel Pupo e Mateus Herdy vão disputar a repescagem.

+ Bia Haddad vai à semifinal do WTA 500 de Eastbourne

A primeira a entrar em ação no dia foi Tatiana Weston-Webb. Nona colocada do ranking mundial, ela encarou uma bateria com a lenda havaiana Carissa Moore, atual campeã mundial e olímpica. No entanto, a brasileira mandou muito bem e sobrou na série, vencendo com 10.77 (6.67 + 4.10). Carissa foi a última colocada, com duas notas modestas: 1.00 e 0.80. A segunda colocada foi a peruana Sol Aguirre, que marcou 9.90 (5.50 + 4.40).

Na disputa feminina, há 12 atletas na disputa e apenas a primeira colocada de cada bateria na primeira fase avança de forma direta para as quartas de final. Além de Tati, a havaiana Gabriela Bryan, a norte-americana Caroline Marks e a australiana Sally Fitzgibbons venceram suas séries. A repescagem pode acontecer já nesta sexta-feira (24).

Disputa masculina

Entre os homens, 24 atletas iniciaram a etapa de Saquarema e os vencedores de cada uma das oito baterias iniciais foram às oitavas de final. Os demais vão passar pela repescagem. O principal destaque desta primeira fase foi Yago Dora, que marcou a maior nota da primeira fase, com 13.90 (7.13 + 6.77). Ele superou o japonês Kanoa Igarashi (13.50) e o estadunidense Kolohe Andino (9.83).

Líder do ranking mundial e vice-campeão das duas últimas etapas, Filipe Toledo também venceu bem. Ele marcou 13.77 (8.17 + 5.60) para superar a concorrência do norte-americano Nat Young (11.00) e do peruano Miguel Tudela (9.23), que faz sua estreia no circuito. Já o campeão Ítalo Ferreira marcou 12.60 (7.50 + 5.10) para superar o sul-africano Matthew McGillivray (9.00) e o compatriota João Chianca, o Chumbinho (6.30).

Filipe Toledo Pupo Saquarema WSL
Filipe Toledo usa a lycra amarela em Saquarema (Foto: Thiago Diz/WSL)

Em uma série que contou apenas com brasileiros, Miguel Pupo saiu vencedor, marcando 13.73 (7.50 + 6.33). Caio Ibelli ficou na segunda colocação (5.27 + 3.63) e Jadson André terminou em terceiro lugar, com 7.50 (3.77 + 3.73). Já Michael Rodrigues marcou 12.33 (6.40 + 5.93) para superar o norte-americano Griffin Colapinto em 0.06 (12.27). O também estadunidense Jake Marshall foi o terceiro com 7.24.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entre aqueles que não conseguiram vencer no dia está Gabriel Medina. O tricampeão mundial, que participa de sua terceira etapa nesta temporada, acabou em último lugar em sua bateria, com 6.40 (4.40 + 2.00). Ele ficou atrás dos australianos Connor O’Leary (10.56) e Ethan Ewing (7.47). Mateus Herdy e Samuel Pupo macaram 8.50 e 7.50, respectivamente, e perderam para o australiano Jack Robinson, com 13.67.

Repescagem

Na repescagem de Saquarema, Gabriel Medina enfrentará o australiano Callum Robson por um lugar nas oitavas. João Chianca terá Ethan Ewing pela frente, enquanto Samuel Pupo vai enfrentar Kolohe Andino. Convidado, Mateus Herdy terá uma pedreira pela frente: vai enfrentar o vice-campeão olímpico Kanoa Igarashi. Caio Ibelli e Jadson André farão o único embate brasileiro desta fase.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Surfe