Siga o OTD

Surfe

Em final brasileira, Taina Hinckel vence QS de Garopaba

Taina Hinckel, de 18 anos, vence Isabelle Nalu, de 15, e conquista título do QS de Garopaba, em Santa Catarina

Taina Hinckel QS de Garopaba WSL
Taina Hinckel é erguida após vencer o QS de Garopaba (Daniel Smorigo / World Surf League)

A catarinense Taina Hinckel foi a campeã da primeira etapa brasileira do Qualifying Series (QS) da World Surfe League (WSL), em Garopaba, Santa Catarina. Em um domingo (24) de boas ondas na Praia da Ferrugem, ela, que tem 18 anos, derrotou três concorrentes para faturar o título, incluindo a jovem Isabelle Nalu, de 15, na final. Entre os homens, o argentino Santiago Muniz foi o vencedor, deixando o brasileiro Messias Felix com o vice.

“Estou muito feliz por vencer meu primeiro QS. Já tive alguns bons resultados, mas nunca tinha tido uma vitória e estou amarradona”, disse Taina. “Este lugar é especial para mim, já venci outros eventos aqui e estou muito feliz por conseguir soltar o meu surfe nesse campeonato. Consegui achar ondas boas nas baterias e estava muito feliz dentro d´água, me divertindo, fazendo o que eu gosto”, completou.
+ Gabriel Medina anuncia retorno a WSL

Agora vice-líder do ranking regional da WSL, Taina Hinckel venceu a final sobre Isabelle Nalu por 15.00 (7.33 + 7.67) a 11.43 (6.83 + 4.60). Nas semis, a campeã havia passado pela peruana Daniella Rosas quebra de recorde da competição, anotando uma onda com 9.50 e 17.00 no agregado. Isabelle, por sua vez passou na semi por Silvana Lima, representante brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado.

Santiago Muniz, Taina Hinckel, Isabelle Nalu e Messias Felix no pódio do QS de Garopaba
Campeões e vices do QS de Garopaba (Daniel Smorigo / World Surf League)

Entre os homens, Santiago Muniz bateu o brasileiro Messias Felix por 13.17 (7.50 + 5.67) a 10.90 (6.83 + 4.07) na final para ficar com o título. Vale destacar que o argentino, que já participa do Challenger Series, foi o único estrangeiro no top-16. Leo Casal e Heitor Alves foram eliminados nas semifinais e ficaram na terceira colocação.

QS de Garopaba

Esta foi a primeira etapa brasileira do QS, que é a porta de entrada para o Challenger Series, espécie de divisão de acesso para o Championship Tour, elite do surfe mundial. Haverá mais dois torneios em outras regiões do país: em Salvador (BA), de 12 a 15 de maio, e em Ubatuba (SP), de 25 a 28 de agosto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Quem ficar em primeiro lugar na categoria masculina e na feminina no ranking combinado das três etapas, ganha convite para participar da única etapa do Challenger Series na América Latina esse ano, em Saquarema, no Rio de Janeiro, em novembro. Caso esse alguém já estiver competindo na divisão de acesso para o CT da WSL, o convite fica para o próximo colocado no ranking. Assim, os líderes desse ranking por enquanto são Taina Hinckel e Messias Felix.

Mais em Surfe