Siga o OTD

Surfe

Gabriel Medina perde para Pupo na abertura do Pipe Master

Gabriel Medina perde para Pupo na abertura do Pipe Master
WSL/Poullenot

Miguel Pupo surfou o melhor tubo do dia na bateria contra Gabriel Medina. Caio Ibelli ganhou de Adriano de Souza o outro confronto com participação dupla do Brasil na segunda-feira (11).

A segunda-feira amanheceu com as séries bombando e tubos de 8-10 pés em Pipeline e Backdoor para começar o Billabong Pipe Masters, no quarto dia do prazo da decisão do título do World Surf League Championship Tour 2017. Dos quatro concorrentes, o líder John John Florence e o número 3 do ranking, Jordy Smith, estrearam com vitórias e passaram direto para a terceira fase.

Julian Wilson foi o primeiro a ser mandado para a repescagem e o vice-líder, Gabriel Medina, perdeu na bateria que Miguel Pupo surfou o tubo mais incrível do dia em Banzai Pipeline, ganhando nota 10 de três dos cinco juízes, com a média ficando em 9,93. Caio Ibelli foi o outro único brasileiro a vencer e outros dois ainda vão competir nos confrontos da primeira fase que ficaram para abrir a terça-feira (12) no Havaí.

“Fiquei feliz por ter vindo aquela onda animal pra mim”, disse Miguel Pupo, que mesmo com a maior nota do dia, só conseguiu confirmar a vitória no minuto final da bateria toda liderada pelo havaiano Benji Brand.

Um grande público lotou a praia para assistir a primeira apresentação dos melhores surfistas do mundo no maior palco do esporte. As primeiras tentativas de surfar os tubos de Pipeline foram do potiguar Jadson André na bateria que abriu o Billabong Pipe Masters 2017 em memória a Andy Irons. No entanto, ele não conseguia sair da maioria e o francês Jeremy Flores completou os melhores para vencer por apenas 10,17 pontos nas duas notas computadas. As ondas fantásticas que todos viram no início da manhã, já não estavam tão consistentes quando começaram as baterias.

Na disputa entre Gabriel Medina, Miguel Pupo e o havaiano Benji Brand, Medina chegou a ficar em último, sem surfar nada há 15 minutos do fim da bateria. Mas, isso só até ele também sumir dentro de um tubo nas esquerdas de Pipeline, sair na baforada e receber nota 8,50 dos juízes. Com isso, passou a precisar de apenas 3,77 nos 10 minutos finais da bateria.

No último minuto, os brasileiros droparam na mesma onda, Medina foi para o Backdoor que não rodou o tubo, mas Pupo achou um nas esquerdas de Pipeline e tirou 4,90 para conquistar a primeira vitória brasileira por 14,83 pontos. Pupo é o 23º colocado no ranking e precisa passar mais uma bateria para entrar na zona de classificação para o CT 2018, pois no momento está perdendo sua vaga na elite. Já Gabriel Medina terá que disputar a repescagem e seu adversário na primeira eliminatória do campeonato será o havaiano Dusty Payne, derrotado por John John Florence na bateria seguinte, a do primeiro campeão mundial do Brasil. A repescagem acontece nesta sexta-feira (15).

O número 1 do Jeep WSL Leader também parecia tenso antes de entrar no mar, mas lá dentro John John Florence surfou tranquilo e pegou os melhores tubos da bateria para vencer por 13,50 pontos, contra 6,83 de Dusty Payne e 5,63 do brasileiro Wiggolly Dantas, que está na briga pelo título da Tríplice Coroa Havaiana e também tenta garantir sua vaga no CT, pois chegou no Havaí em 24.o no ranking. Agora, se John John vencer mais uma bateria, já tira Julian Wilson da briga pelo título mundial, obriga Gabriel Medina a chegar na final do Pipe Masters e Jordy Smith a vencer o campeonato. A cada vitória, o havaiano vai dificultando as chances dos concorrentes na sua busca pelo bicampeonato mundial consecutivo.

Depois da praia ficar lotada para torcer para John John Florence, aconteceu outra bateria com participação dupla do Brasil. Assim como na primeira, o campeão mundial foi derrotado, com Adriano de Souza sendo batido por Caio Ibelli por 12,83 a 11,27 pontos. Mineirinho também vai ter que encarar a primeira repescagem para chegar na terceira fase do Billabong Pipe Masters e será num confronto brasileiro com o potiguar Jadson André. A praia encheu novamente na bateria seguinte, para assistir a volta de Kelly Slater às competições. E ele não decepcionou a torcida, pegando bons tubos para derrotar o líder da Tríplice Coroa Havaiana, Kolohe Andino, por 12,47 pontos.

Mais em Surfe