Siga o OTD

Surfe

Tatiana Weston-Webb é campeã dos Supertubos em Portugal

Etapa de Peniche é dominada por Tatiana Weston-Webb, que conquista seu 3º título no Circuito Mundial de surfe

Tatiana Weston-Webb é campeã dos Supertubos em Portugal peniche surfe
(Photo by Damien Poullenot/World Surf League)

Deu Brasil em terras portuguesas! Tatiana Weston-Webb venceu a norte-americana Lakey Peterson, de virada, e ficou com o título da etapa de Peniche, na praia de Supertubos. Antes, na semifinal, a brasileira passou por Carissa Moore, havaiana pentacampeã do Circuito Mundial de surfe. Ou seja, Tati tirou onda em Portugal.

Com o título em Peniche, Tati assumiu o quarto lugar no ranking mundial com 15.220 pontos, ficando logo atrás de Brisa Hennessy (17.355), Carissa Moore (16.495) e Lakey Peterson (16.495).

Este foi o terceiro título de Tatiana Weston-Webb no Circuito Mundial de surfe. Ela já tinha faturado o
US Open de 2016 e a etapa de Margaret River, em 2021, que é realizada na Austrália. Fora que Tati vem de um segundo lugar no Circuito Mundial de surfe. Na final da temporada de 2021, ela foi superada por Carissa Moore na final e terminou com o vice.

E quem acabou com o vice em Portugal, mas na atual temporada, foi Filipe Toledo. Após eliminar Ítalo Ferreira na semifinal, o brasileiro perdeu para o norte-americano Griffin Colapinto.

+ Aline Rocha faz segundo melhor resultado do inverno pro Brasil

finalistas supertubos portugal surfe
Os finalistas em Peniche (Photo by Damien Poullenot/World Surf League)

Segue o Circuito

A etapa de Peniche foi a terceira do ano no Circuito Mundial de surfe. As próximas duas são já na perna australiana, com Bells Beach a partir do dia 10 de abril, e Margaret River, começando no dia 24.

A temporada regular acaba na décima etapa, no Tahiti, em agosto. Ao final dela, os cinco melhores do ranking vão decidir o título em Trestles, na Califórnia.

Tati!

A segunda-feira (7) começou com Tati tendo a pentacampeã Carissa Moore pela frente. A havaiana saiu com 4.33 na primeira onda e botou muita pressão. Somente em sua tercera onda, Tati tirou um 3.93 e voltou pra bateria.

Embala, Tatiana Weston-Webb fez um 6.83, maior nota da bateria semifinal e pulou à frente. Carissa reagiu com um 5.00 e embolou tudo. Na sequência, um 5.17 e a diferença para a brasileira caiu para 0.59.

A havaiana fez de tudo para tentar voltar à liderança, até fez boas ondas, mas que não passaram de 5 e ficou pelo caminho.

Tatiana Weston-Webb supertubos portugal
Tatiana Weston-Webb tirou a melhor nota entre as mulheres (Photo by Damien Poullenot/World Surf League)

Na grande final, Tati já saiu com um 7.00 de respeito e deixou Lakey Peterson em apuros na praia de Supertubos. Só que na quarta onda da norte-americana veio um 7.10 e a disputa ficou acirrada. Mas em sua oitava onda, Tati fez um 8.00 e voltou a abrir vantagem. Bateu o desespero em Peternos, que até chegou a tirar um 7.17, mas insuficiente para reverter o placar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Homem tava inspirado

Se no feminino Tatiana Weston-Webb surfou como campeã, o norte-americano americano Griffin Colapinto fez o mesmo no masculino. Foi por pouco, mas ele derrotou Filipe Toledo e ficou com o título na praia de Supertubos.

Griffin Colapinto somou 14.34 (7.67 + 6.67) e sagrou-se campeão na etapa de Portugal. Filipinho fez 14.20 (6.67 + 7.53) e ficou com o vice. Uma diferença de 0.14 decidiu o campeonato, mais apertado do que isso é impossível.

Filipe Toledo supertubos surfe
Filipinho deslizou sobre as ondas na praia de Supertubos (Photo by Damien Poullenot/World Surf League)

Com o vice-campeonato em Peniche, Filipinho assumiu a quarta colocação do ranking do Circuito Mundial com 14.440 pontos. O líder é o japonês Kanoa Igarashi com 17.290. Caio Ibelli é o sexto com 13.500 e Italo Ferreira o 10º com 10.735.

Mais em Surfe