Siga o OTD

Surfe

No Havaí, Willian Cardoso confirma vaga no CT 2018

WSL: Damien Poullenot

Willian Cardoso avançou no Hawaiian Pro, etapa de Haleiwa do QS, junto com mais 13 brasileiros e garantiu sua vaga na elite do surfe mundial em 2018.

O catarinense Willian Cardoso estreou com vitória no Hawaiian Pro, neste domingo (19), e é a terceira novidade já confirmada na “seleção brasileira” que vai disputar o título mundial no World Surf League Championship Tour em 2018. O paulista Jessé Mendes e o catarinense Yago Dora já tinham garantido suas vagas antes da Tríplice Coroa Havaiana, que fecha a temporada na ilha de Oahu. O catarinense Tomas Hermes e o cearense Michael Rodrigues seguem defendendo suas vagas na lista dos dez indicados pelo WSL Qualifying Series para o CT 2018 e o potiguar Italo Ferreira entrou na zona de classificação com a passagem para as oitavas de final no domingo. O Brasil é maioria entre os 32 finalistas, com quatorze concorrentes ao primeiro título no Havaí.

“Estou muito feliz por ter finalmente conseguido minha vaga no CT. Não foi fácil. Eu já estive neste momento algumas vezes, aqui mesmo precisando de um resultado que nunca chegava, mas agora veio”, disse Willian Cardoso, emocionado depois da bateria. “Foram muitos anos de trabalho duro, exatamente 12 anos no QS buscando esse objetivo que aconteceu agora, justamente quando perdi meu patrocinador, mas tenho muitas pessoas boas me ajudando e me apoiando. Ofereço essa conquista para a minha família, que me ajudou muito para que esse sonho se tornasse realidade. Agora é esperar o próximo ano, que será muito especial”.

A classificação do catarinense foi garantida com a nota 7,60 da última onda que ele surfou na décima bateria do dia. Com a passagem para as oitavas de final, ele atingiu 19.000 pontos na quarta posição do ranking do WSL Qualifying Series. Willian Cardoso chegou muito perto de conseguir isso em outros anos, porém sempre acabava saindo do G-10 nas duas etapas que fecham a temporada no Havaí. Por 13,47 pontos, ele derrotou o havaiano Sebastian Zietz, com ambos despachando o americano Cam Richards e o português Vasco Ribeiro.

14 brasileiros classificados para as oitavas do Hawaiian Pro

São tantos classificados no domingo em Haleiwa, que todas as baterias das oitavas de final terão algum brasileiro disputando vaga. Já começa com três na primeira, o campeão mundial Adriano de Souza, Caio Ibelli e Ian Gouveia, fazendo um confronto de tops do CT com o americano Kolohe Andino. Outras quatro baterias terão dois brasileiros competindo juntos. Na terceira, os paulistas Miguel Pupo e Victor Bernardo enfrentam o atual campeão mundial John John Florence e o português Frederico Morais. A quarta será mais um confronto Brasil x Austrália no Havaí, com Wiggolly Dantas e Yago Dora contra Connor O´Leary e Mitch Coleborn.

Na disputa seguinte, estão os potiguares Italo Ferreira e Jadson André tentando confirmar suas permanências no CT pelo G-10 do QS, com os já garantidos Jordy Smith, da África do Sul, e o havaiano Sebastian Zietz. E na sexta bateria, o novo top da elite, Willian Cardoso, e o penúltimo colocado na lista dos dez indicados pelo ranking de acesso, Michael Rodrigues, vão disputar duas vagas com o havaiano Joshua Moniz e o francês Maxime Huscenot. Apenas três competirão sozinhos com três surfistas de outros países, o paranaense Peterson Crisanto na segunda bateria, o paulista Filipe Toledo na sétima e o catarinense Tomas Hermes na última.

Condição do mar melhorando em Haleiwa

No domingo, depois de três dias de espera pelas ondas, as tradicionais direitas de Haleiwa finalmente apareceram para o retorno do Hawaiian Pro. Na terça e na quarta-feira, a competição aconteceu só em esquerdas, mas as condições do mar ainda não estavam boas no domingo, com ondas muito balançadas dificultando a escolha das melhores. Mesmo assim, os brasileiros se destacaram conquistando a maioria das vagas nas oitavas de final com três dobradinhas vencedoras, Filipe Toledo fazendo o segundo maior placar do dia e Willian Cardoso confirmando sua entrada na elite dos top-34 que vai disputar o CT no ano que vem.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Surfe