Siga o OTD

Surfe

Italo Ferreira vai voltar às competições pelo Challenger Series em Portugal

Campeão olímpico Italo Ferreira escolheu país onde tem bom retrospecto para recomeçar caminhada no circuito mundial

Italo Ferreira surfe Challenger Series Portugal
(Thiago Diz/WSL)

O campeão olímpico Italo Ferreira vai recomeçar a caminhada no circuito mundial de surfe pela segunda etapa do Challenger Series masculino, que será disputada em Ericeira, Portugal. A competição começa neste sábado (2) com janela marcada para até o dia 10. “Estou muito feliz por estar voltando para Portugal”, disse o brasileiro campeão mundial em 2019 e terceiro colocado na temporada passada “É um dos meus lugares mais preferidos no mundo”.

A Challenger Series é o última fase da divisão de acesso para a elite do circuito mundial. São quatro etapas. A primeira foi o US Open of Surfing, realizada em Huntington Beach, Califórnia, entre 20 a 26 de setembro. A terceira será na França, na região de Hossegor, entre 16 a 24 de outubro, e a última é no Havaí, em Haleiwa, entre 25 de novembro a 7 de dezembro. No masculino, participam 96 atletas, sendo 34 da elite, 58 oriundos da Qualyfing Series e quatro convidados, dois deles das categorias de base.

Surfe na segunda casa

Agora, em Portugal, Italo Ferreira vai estar em casa. Foi na lá que fez a primeira final dele na elite do circuito mundial, em Peniche, em 2015, logo no ano de estreia. Perdeu para Filipe Toledo, mas mostrou o cartão de visitas com um aéreo 360º de backside. Em 2018, conquistou a primeira vitória em águas lusitanas passando por Gabriel Medina na semifinal e pelo francês Joan Duru na decisão. “Esta é a melhor sensação do mundo. No meu primeiro ano aqui, fiz a final e agora consegui a vitória”, disse, na ocasião. O resultado levou o potiguar a decisão do título para o Havaí, quando foi derrotado por Medina. Um ano mais tarde, novamente fez a final em Peniche e bateu Jordy Smith conseguindo uma nota 10. Seis semanas depois, a consagração no Havaí com o título mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em Ericeira, a competição será disputada no pointbreak de Ribeira D’Ilhas, tipo de mar que combina perfeitamente com o surfe de backside do brasileiro. Italo Ferreira entrará como o cabeça de chave número 1. Na primeira rodada, ele está na 12ª bateria, ao lado do japonês Hiroto Ohhara, do havaiano Ian Gentil e do português Tomas Fernandes. Alejo Muniz, Michael Rodrigues, Jesse Mendes, Alex Ribeiro, Weslley Dantas, Luel Felipe, Caio Ibelli, Lucas Silveira, Lucas Vicente, Edgard Groggia, Ian Gouveia, Rafael Teixeira, Samuel Pupo, Thiago Camarão, Mateus Herdy, Wiggolly Dantas, Willian Cardoso, Marcos Correa, João Chianca e Deivid Silva são os outros brasileiros no Challenger Series de Portugal. Kanoa Igarashi, vice-campeão olímpico, também estará lá.

Mais em Surfe