Siga o OTD

Surfe

Alex Ribeiro e Lucas Silveira avançam às oitavas em Huntington Beach

Três brasileiros caíram na água, mas apenas a dupla se classificou entre os 16 melhores surfistas na Califórnia

Lucas Silveira - surfe- Challenger Series (WSL Kenny Morris)
Lucas Silveira é um dos brasileiros nas oitavas de final (WSL / Kenny Morris)

O quinto dia do primeiro WSL Challenger Series teve três brasileiros em ação, mas apenas dois deles avançaram às oitavas de final. Nessa sexta-feira (24), em Huntington Beach, na Califórnia (EUA), Alex Ribeiro e Lucas Silveira surfaram bem e se garantiram entre os 16 melhores, mas Edgard Groggia acabou eliminado.

+Com tubarão assistindo, Medina bate Filipinho e é tricampeão mundial

Alex Ribeiro e Lucas Silveira competirão nas oitavas nesse sábado (25), a partir do meio-dia do horário de Brasília. Alex Ribeiro enfrentará o americano Alex Rapoza e Lucas Silveira encarará Cole Houshmand. Confira abaixo como foi a participação dos brasileiros.

Alex domina a bateria a partir da metade

Os 24 surfistas restantes foram divididos em oito baterias com três atletas em cada, com os dois primeiros avançando. O primeiro brasileiro a cair na água foi Alex Ribeiro.

Competindo na 4ª bateria contra o havaiano Ezekiel Lau e o japonês Hiroto Ohrara, Alex permaneceu em segundo lugar boa parte do tempo, atrás de Lau e pouco a frente de Ohrara. Quando faltavam sete minutos, encaixou uma bela onda com um aéreo, tirou a melhor nota e assumiu a ponta com 12.33. Com isso, avançou ao lado de Lau (12.10) e eliminou o japonês (7.77).

50% no fim do dia

Na 7ª bateria, o inspirado Edgard Groggia teve parada duríssima contra o japonês Kanoa Igarashi, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e o americano Cole Houshmand e acabou eliminado. Igarashi e Houshmand dominaram o tempo todo, não dando chance alguma ao brasileiro.

Fechando o dia em Huntington Beach, Lucas Silveira enfrentou o americano Kade Matson e o sul-africano Shade Sykes na 8ª bateria.

Lucas começou na desvantagem, já que teve que trocar a sua prancha. De cara, Matson disparou na ponta com duas boas ondas, deixando a briga pela segunda vaga entre Lucas e Shade Sykes. Com 10 minutos faltando na bateria, o brasileiro assumiu a segunda colocação. Precisando de um 4.57 para avançar, Sykes usou a prioridade a 20 segundos do fim e tentou um aéreo que se fosse bem executado, o garantiria entre os 16 melhores. Como caiu, ficou com seus 8.07 contra 9.23 do brasileiro e 12.33 do americano.

Abaixo do esperado

A participação brasileira não é das melhores até aqui no Challenger Series. Com a queda de Edgard Groggia, 18 dos 20 que disputam o Challenger Series na Califórnia já foram eliminados. Ontem, Caio Ibelli, William Cardoso e João Chianca, o Chumbinho, não foram bem e vigaram sem vagas para competir no Round 3, disputado hoje.

Thiago Camarão, Alejo Muniz, Rafael Teixeira, Mateus Herdy, Marcos Correa, Wiggolly Dantas, Miguel Pupo (já classificado para Circuito Mundial de 2022) Ian Gouveia, Luel Felipe, Michael Rodrigues, Jesse Mendes, Samuel Pupo, Weslley Dantas e Lucas Vicente já haviam sido eliminados na quarta-feira em Huntington Beach.

World Surf League  surfe - Lucas Silveira e Edgard Groggia vão ao Round 3 em Huntington Beach
Competição define os atletas que serão promovidos para a elite do surfe (WSL / Sean Rowland)

Entenda o Challenger Series

Classificam-se para o Challenger Series os melhores colocados nas competições do Qualifying Series, que agora é disputado por regiões. Esses surfistas terão agora a “peneira final” para alcançarem uma vaga junto à elite do surf mundial classificando-se para o Championship Tour – CT.

Huntington Beach, na Califórnia, é o primeiro desafio da World Surf League e ocorre de 20 a 26 de setembro. Depois, o campo de batalha muda para a Europa, com o MEO Pro Ericeira nos dias 02 a 10 de outubro em Portugal, seguido pelo Quiksilver e Roxy Pro France, de 16 a 24 do mesmo mês na costa sudoeste da França.

A relação dos 12 classificados para o CT 2022 e das 6 mulheres, será finalizada no Havaí, no Haleiwa Challenger, de 25 de novembro a 7 de dezembro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Este novo nível de competição proporcionará uma maior oportunidade para a qualificação do CT, bem como dará mais visibilidade à próxima geração do surfe, disse Jessi Miley-Dyer, SVP of Tours and Head of Competition. Mal posso esperar para ver quem se qualificará para o Tour de 2022”.

O calendário do Challenger Series 2021*:

– US Open of Surfing em Huntington Beach, California, EUA
20 a 26 de setembro
– MEO Pro Ericeira em Ericeira, Portugal
02 a 10 de outubro
– Quiksilver/ROXY Pro France em Capbreton/Hossegor/Seignosse, Landes
16 a 24 de outubro
– Haleiwa Challenger em Haleiwa Beach, Havaí, EUA
25 de novembro a 07 de dezembro

Mais em Surfe