Siga o OTD

Surfe

Edgard Groggia e Lucas Silveira vão bem e avançam ao Round 3 em Huntington Beach

Cinco brasileiros caíram na água, mas apenas a dupla se classificou e se juntou a Alex Ribeiro

CHallenger Series - WSL -Jun
WSL / Kenny Morris)

O quarto dia do primeiro WSL Challenger Series teve cinco brasileiros em ação, mas apenas dois deles avançaram à próxima fase. Nessa quinta-feira (23), em Huntington Beach, na Califórnia (EUA), Lucas Silveira e Edgard Groggia surfaram bem e se juntaram a Alex Ribeiro no Round 3 da competição.

+Com tubarão assistindo, Medina bate Filipinho e é tricampeão mundial

Caio Ibelli foi o primeiro surfista do Brasil cair na água e acabou eliminado. O brasileiro ficou em terceiro na bateria, atrás de Lian O’Brien, da Austrália, e Alonso Correia, do Peru. Ibelli teve a mesma pontuação do peruano (11.33), mas sua maior nota foi inferior a do rival.

Na sequência, Lucas Silveira e William Cardoso participaram juntos da bateria ao lado do americano Cole Houshmand (EUA) e Jordan Lawler (Austrália). O americano foi o vencedor com 13.16, seguido de Lucas, que somou 10.27 pontos. William foi o último e acabou eliminado.

Edgard Groggia e João Chianca, o Chumbinho, caíram na água na sequência e novamente o Brasil saiu da bateria com 50% de aproveitamento. Edgard surfou muito e venceu a disputa com 12.80, mas Chumbinho ficou em terceiro e foi eliminado (11.23). Ao lado de Groggia, avançou o sul-africano Shane Sykes (12.40).

Thiago Camarão, Alejo Muniz, Rafael Teixeira, Mateus Herdy, Marcos Correa, Wiggolly Dantas, Miguel Pupo (já classificado para Circuito Mundial de 2022) Ian Gouveia, Luel Felipe, Michael Rodrigues, Jesse Mendes, Samuel Pupo, Weslley Dantas e Lucas Vicente já haviam sido eliminados ontem em Huntington Beach.

World Surf League  surfe - Lucas Silveira e Edgard Groggia vão ao Round 3 em Huntington Beach
Competição define os atletas que serão promovidos para a elite do surfe (WSL / Sean Rowland)

Entenda o Challenger Series

Classificam-se para o Challenger Series os melhores colocados nas competições do Qualifying Series, que agora é disputado por regiões. Esses surfistas terão agora a “peneira final” para alcançarem uma vaga junto à elite do surf mundial classificando-se para o Championship Tour – CT.

Huntington Beach, na Califórnia, é o primeiro desafio da World Surf League e ocorre de 20 a 26 de setembro. Depois, o campo de batalha muda para a Europa, com o MEO Pro Ericeira nos dias 02 a 10 de outubro em Portugal, seguido pelo Quiksilver e Roxy Pro France, de 16 a 24 do mesmo mês na costa sudoeste da França.

A relação dos 12 classificados para o CT 2022 e das 6 mulheres, será finalizada no Havaí, no Haleiwa Challenger, de 25 de novembro a 7 de dezembro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Este novo nível de competição proporcionará uma maior oportunidade para a qualificação do CT, bem como dará mais visibilidade à próxima geração do surfe, disse Jessi Miley-Dyer, SVP of Tours and Head of Competition. Mal posso esperar para ver quem se qualificará para o Tour de 2022”.

O calendário do Challenger Series 2021*:

– US Open of Surfing em Huntington Beach, California, EUA
20 a 26 de setembro
– MEO Pro Ericeira em Ericeira, Portugal
02 a 10 de outubro
– Quiksilver/ROXY Pro France em Capbreton/Hossegor/Seignosse, Landes
16 a 24 de outubro
– Haleiwa Challenger em Haleiwa Beach, Havaí, EUA
25 de novembro a 07 de dezembro

Mais em Surfe