Siga o OTD

Surfe

Após cumprir obrigação, Medina e Tatiana abandonam Jogos Mundiais

Após cumprir obrigação de disputar o round 1 dos Jogos Mundiais de surfe para ir à Olimpíada, Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb abandonaram a competição

Gabriel-Medina

Classificados para os Jogos Olímpicos pela classificação obtida no Mundial da World Surf League (WSL) de 2019, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb, Ítalo Ferreira e Silvana Lima tinham a obrigação de participar dos Jogos Mundias de surfe da ISA (Associação Internacional de Surfe) para ratificar a vaga para Tóquio. Dos quatro, no entanto, apenas Ítalo continua na competição disputada em El Salvador, enquanto Medina e Tatiana decidiram se retirar do torneio depois de vencer as baterias que disputaram no domingo. Já Silvana Lima testou positivo para Covid-19 e não pôde participar do evento.

“Após conquistarem o primeiro lugar em suas baterias do primeiro round do ISA World Surfing Games 2021, em El Salvador, e, consequentemente carimbarem os seus passaportes para que possam fazer história na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, a partir do dia 25 de julho de 2021, Tatiana Weston-Webb e Gabriel Medina tomaram a difícil decisão de deixar o evento com o objetivo de se resguardarem para a sequência desta intensa e desafiante temporada”, explicou por nota nas redes sociais a Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Apesar de toda a estrutura montada pela CBSurf e o COB para receber a Seleção Brasileira de Surfe em El Salvador, contando com um hotel exclusivo, localizado em uma praia vizinha às praias de competição, a fim de garantir maior privacidade e isolamento à equipe, e a hospedagem em quartos individuais, esses atletas se sentem mais seguros retornando para as suas casas neste momento. Frente ao complexo e desafiante cenário imposto, a Confederação Brasileira de Surf respeita e acolhe a decisão dos atletas convocados e está prestando o suporte necessário para que possam retornar com segurança”, completou a CBSurf na nota oficial.

Tatiana Weston-webb Margaret River
(Cait Miers/World Surf League via Getty Images)

Com a participação no primeiro round, Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Tatiana Weston-Webb já asseguraram presença na Olimpíada. Já Silvana Lima também não terá problemas para ir a Tóquio porque a ausência dela nos Jogos Mundiais de surfe aconteceu por motivo de saúde.

Filipe Toledo e Ítalo Ferreira no Round 3

Os brasileiros Filipe Toledo e Italo Ferreira foram os destaques do segundo dia de disputas do ISA World Surfing Games 2021 em El Salvador. Logo na sua estreia no evento, na 29ª bateria do primeiro round, Filipe derrotou Che Allan, de Barbados, e Nikita Avdeev, da Rússia, com o maior somatório de todo o torneio. Já Italo Ferreira se manteve forte na briga pelo bicampeonato ao vencer a sua disputa e garantir vaga na terceira fase.

No começo desta segunda-feira, em boas ondas no palanque de La Bocana, Filipe dominou as ações desde o princípio da sua bateria ao mandar um belo aéreo de nota 8.83. Depois, o surfista de Ubatuba – que é representante da elite mundial do surfe – ampliou o placar com fortes manobras de backside e mais 8.87 no somatório.

Filipe Toledo jogos mundiais de surfe

Com 17.70 na soma das suas melhores ondas, Toledo classificou-se em primeiro lugar com os novos recordes do Mundial da ISA, que reúne surfistas de 51 países nas ondas de La Bocana e El Sunzal. O período de espera do campeonato vai até o dia 6 de junho em El Salvador.

Já pelo segundo round, o atual campeão do evento Italo Ferreira entrou em ação nas ondas de El Sunzal, outro palco do evento. O atleta natural de Baía Formosa confirmou o favoritismo e avançou para a terceira fase ao vencer a sua bateria contra Rio Waida, da Indonésia, John Mark Tokong, das Filipinas, e Carlos Muñoz, da Costa Rica. Os adversários de Italo no Round 3 serão o japonês Shun Murakami, o sul-africano Matthew McGillivray e o inglês Luke Dillon.

No fim do dia, Filipe Toledo voltou para a água e também garantiu vaga na terceira fase do campeonato. Ele ficou em primeiro em um confronto contra o argentino Santiago Muniz, o espanhol Andy Criere e o australiano Owen Wright. Agora, Filipe enfrenta Kanoa Igarashi, do Japão, Aboubakr Bouaouda, do Marrocos, e Michel Bourez, da França, na próxima fase.

Na categoria feminina, a representante da Seleção Brasileira Julia Santos, campeã nacional de 2019, não foi para a água nesta segunda-feira. Com a derrota na estreia, ela precisará passar pelo longo caminho da repescagem até chegar à final. Já Silvana Lima, que testou positivo para Covid-19 em dois testes depois da sua chegada a El Salvador, aguarda um novo resultado de teste realizado. A atleta passa bem e está isolada em um hotel disponibilizado pelas autoridades locais e está sendo acompanhada pelas equipes médicas do evento e do COB.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe