Siga o OTD

Surfe

Comitê de Tóquio observará evento-teste em piscina de ondas

Evento contará com Medina, Toledo e Mineirinho e será observado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Um novo marco no mundo do surfe começa na próxima terça-feira (18). A piscina de ondas desenvolvida pelo 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, na Califórnia, receberá um evento-teste, organizado pelo norte-americano e pela Liga Mundial de Surfe (WSL). O torneio será observado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e poderá influenciar na escolha entre o mar e a piscina artificial para a disputa da modalidade na Olimpíada.

A ideia do evento é reunir os maiores surfistas dos últimos anos e convidá-los para testar a nova tecnologia. O surfe entra como modalidade olímpica pela primeira vez em 2020. O teste será disputado como uma competição normal: terá juízes julgando as notas, equipes de transmissão e as grandes celebridades do surfe nas últimas décadas, que sempre marcam presença nos principais eventos.

Brasileiros no evento

Gabriel Medina, Filipe Toledo e Adriano de Souza, o Mineirinho, são os brasileiros na competição, que já tem 12 surfistas confirmados. Até agora são nove homens e três mulheres. Veja a lista:

CONFIRMADOS NO MASCULINO:
Gabriel Medina (BRA)
Filipe Toledo (BRA)
Adriano de Souza (BRA)
Mick Fanning (AUS)
Jordy Smith (AFS)
Kanoa Igarashi (EUA)
Joel Parkinson (AUS)
Matt Wilkinson (AUS)
Adrian Buchan (AUS)

John John Florence (HAV) e Julian Wilson (AUS) são alguns nomes que ainda não confirmaram presença.

CONFIRMADAS NO FEMININO:
Stephanie Gilmore (AUS)
Carissa Moore (HAV)
Silvana Lima (BRA)

A ideia da organização é ter entre 18 e 20 surfistas, contando as duas categorias. O sistema de competição não foi divulgado. Kelly Slater escolheu esta semana para realizar o seu evento, pois todos os principais surfistas do mundo já estavam na Califórnia, devido à etapa de Trestles, vencida pelos brasileiros Filipe Toledo e Silvana Lima.

O maior surfista de todos os tempos também pode se tornar o maior revolucionário do esporte. Ele criou uma piscina de ondas que beira à perfeição. Testada pelos melhores surfistas da atualidade nos últimos meses, ela só recebeu elogios. Tubos, aéreos e “manobras de borda”, como são chamadas as ragadas, os laybacks e cutbacks são as variáveis para se navegar nesse tipo de onda.

O brasileiro Caio Ibelli testou as ondas da piscina de Kelly Slater. Veja o vídeo:

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Surfe