Siga o OTD

Surfe

Surfistas mães relatam a experiência da maternidade

A World Surf League (WSL) reuniu surfistas-mamães de primeira viagem para falar sobre o amor maior do mundo às vésperas do Dia das Mães

surfistas mãe, Werneck, Gonçalves e Pacelli falam sobre a maternidade
Nicole, Mariana e Claudinha passarão um dia das mães especial (montagem/ Insagram claudinhagoncalves, ma_werneck, nicolepacelli)

Além da paixão pelo mar, as surfistas Marina WerneckClaudinha Gonçalves e Nicole Pacelli, têm em comum o fato de terem se tornado mães em fevereiro de 2020 e, agora, vão passar o primeiro Dia das Mães em total sintonia com seus bebês. O amor aos filhos é total, mas as atletas não escondem também a vontade de voltar a surfar.

Saem as pranchas, entram as fraldas

Marina Wernerck, Claudinha Gonçalves e Nicoli Pacelli tiveram que trocar, temporariamente, pranchas, parafinas e ondas por fraldas, amamentação e algumas noites mal dormidas. Marina está encantada com Moana, Claudinha é mãe totalmente entregue à Clara e Nicole diz que faz todo o sentido ser mãe de Rudá.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Embaixadora do surfe feminino pela WSL Latin America, a carioca radicada em Florianópolis (SC), Marina Werneck, já cruzou o mundo atrás das melhores ondas e conquistou vários títulos. Começou a competir aos 12 anos, há oito é adepta do free surf e chega aos 32 realizada como mãe e se adaptando à nova rotina. 

“Nestes quase três meses de maternidade o aprendizado é gigante, um momento de total entrega e conexão com minha filha. É mágico, mas de grande responsabilidade”, afirma.

No domingo (10), Marina terá um Dia das Mães mais que especial: “Vamos passar pela primeira vez as quatro gerações juntas, minha mãe e avó estão em casa”.

Mudança para melhor

Aos 28 anos, a surfista de ondas gigantes Nicole Pacelli, é campeã mundial da International Surf Association (ISA) e campeã mundial de Stand Up. Mesmo assim, a atleta revela que nenhuma conquista foi tão emocionante quanto dar a luz ao filho Rudá.

“Minha vida mudou completamente e para melhor! Meu filho faz eu querer dar o melhor de mim todos os dias e viver o presente. Comecei a dar valor a coisas mais simples e básicas do dia a dia, a maternidade me trouxe isso”, comemora 

Ver essa foto no Instagram

Meu godinho 💙 #emcasa #vitaminaD

Uma publicação compartilhada por Nicole Pacelli (@nicolepacelli) em

Pacelli revela que apesar da dedicação integral ao filho, quando o bebê completou um mês, ela deu uma rápida escapada de casa e conseguiu surfar para matar a saudade do mar.

“O deixei com o pai e surfei por 30 minutos e foi ótimo, mas depois disso nunca mais, pois veio a pandemia. Quando tudo isso acabar pretendo voltar a surfar normalmente”, afirma a surfista, nascida em Maresias, em São Paulo. Nicole considera uma das vantagens de ser profissional no Stand Up Paddle (SUP) o fato de não precisar encostar a barriga na prancha, por esse motivo surfou até 38 semanas de gestação. 

“Intensa, exaustiva e transformadora”

Paulista do Guarujá (SP), mas residindo na capital carioca, Claudinha Gonçalves, 35 anos, destaca ser este o momento mais desafiador e incrível de sua existência.

“Me sinto a mulher mais completa e forte do mundo. A maternidade é intensa, exaustiva e transformadora. É uma sensação de pertencimento e cumplicidade que jamais imaginei sentir,” conta a surfista Claudinha.

Surfista e produtora de conteúdo e de elenco do Canal Off, Claudinha também surfou até os oito meses de gestação e não vê a hora cair no mar.

Surfar grávida foi umas das experiências mais emocionantes que vivi, um privilégio! Quando tudo isso passar pretendo revezar ondas e mamadas, porque o pediatra já liberou levar a Clarinha para a praia”, finaliza a surfista, que há um ano, está à frente de um projeto de clínicas de surfe feminino para encorajar e capacitar mulheres a praticar o esporte.

As surfistas Marina Werneck, Claudinha Gonçalves e Nicole Pacelli, têm em comum o fato de terem se tornado mães em fevereiro e relatam sobre a experiência
Claudinha Gonçalves surfando grávida (arquivo pessoal)

Mais em Surfe