Siga o OTD

Surfe

Circuito Brasileiro Feminino começa em Ubatuba nessa sexta

Evento feminino acontece na praia de Itamambuca e segue até domingo; o Circuito Brasileiro Feminino vale pontos para o ranking ABRASP de Surfe

Foto: Daniel Smorigo

Criado há cinco anos em Ubatuba pelo surfista Wiggolly Dantas, o Circuito Brasileiro Feminino de Surfe já está consolidado como o principal evento do país para incentivar a categoria feminina. Mais uma vez, a Praia de Itamambuca, no Estado de São Paulo, será o palco para as disputas no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), de sexta-feira (13) a domingo (15), reunindo mais de 130 atletas de oito estados brasileiros e também do Peru.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE

As atenções ficam voltadas para as categorias pro-adulto e pro-júnior, contando pontos para os títulos brasileiros profissionais, e com R$ 20 mil em premiação, mas o encontro também terá o longboard (pranchões) e as amadoras na sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16.

As disputas têm início às 9 horas (horário de Brasília), com a categoria pro-adulto. Na sequência, entram no mar as competidoras da pro-júnior e o dia ainda terá a longboard. O sábado será reservado para as mais novas da sub-10 à sub-16 e o domingo (15), as finais serão realizadas das 11h20 às 13h30. Todas as baterias terão transmissão ao vivo na internet, com imagens, som do palanque e as notas das atletas.

A líder do ranking profissional, Camila Cássia, estreia no evento na sexta-feira de tarde, direto nas quartas-de-final do Circuito Brasileiro Feminino de Surfe. As oito primeiras classificadas da Abrasp estão confirmadas na disputa, prometendo excelente nível técnico pela disputa dos 3 mil pontos à vencedora. Entre os destaques, a experiência de Tais Almeida e a nova geração com Yanca Costa e Júlia Duarte (que é líder da pro-júnior). Nas categorias de base, uma das atrações é a peruana Catalina Zariquiey.

Fora do mar, serão realizadas várias ações como o Onda Verde, projeto da ONG Esmeralda, com aulas de yoga e limpeza da praia; a visita do Projeto Mamute, de inclusão social, aulas de surf com a bicampeã brasileira Suelen Naraísa, doação de mudas nativas, gincana da Wizard com sorteio de brindes, tenda de artes e exposição setorial da Fundart, com presença da comunidade indígena do Prumirim.

Com o incentivo de Wiggolly Dantas, o Guigui, a competição é hoje comandada pela família, com a mãe, Eliane, a irmã, Suelen, e a prima, Natali Paola, e, desta vez, teve o importante reforço para a sua realização com o convênio firmado entre a União, por intermédio da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e a Prefeitura de Ubatuba. “É muito bom saber que esse evento já se tornou uma tradição no calendário das meninas. Foi criado para colaborar com as profissionais e também revelar novos valores e é isso que a gente vê crescendo a cada ano”, comenta Wiggolly.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Surfe