Siga o OTD

Sports Network

10º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro aconteceu em São Paulo o 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, promovido pela ABRAGESP (Associação Brasileira de Gestores do Esporte) e com apoio da EEFE-USP (Escola de Educação Física e Esporte) e da LAGECOM (Laboratório de Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física da USP), que contou com a presença de pesquisadores, docentes, gestores, estudantes e profissionais do esporte das mais diversas áreas da indústria.

Comemorando a sua 10ª edição, o Congresso buscou estabelecer uma conexão maior entre a academia e mercado, facilitando o transito de informações e experiências entre os profissionais que fazem o esporte acontecer, de fato, no Brasil. Segundo o Prof. Me. Eduardo Carlassara, membro da ABRAGESP e Doutorando pela USP, “A aproximação e a troca de experiências entre o mercado e a academia é fundamental para o desenvolvimento e melhoria dos processos da indústria do esporte no Brasil. O incentivo aos estudos e a capacitação de profissionais é ponto chave para esse movimento que se intensifica após os mega eventos realizados no país”.

O primeiro dia do Congresso foi realizado na EEFE-USP. A Profa. Dra. Cacilda dos Santos Amaral realizou um Workshop de Pesquisa e Escrita Científica, onde detalhou os processos mercadológicos necessários para a construção de artigos e estudos acadêmicos.

Após o almoço, o Prof. Dr. Ary Rocco ministrou a Oficina de Empreendedorismo no Esporte, na qual relatou o cenário do mercado empreendedor e investidor e propôs uma atividade para os participantes. O Prof. Dr. Geraldo Campestrini foi o responsável pela Oficina de Governança no Esporte. Ele, que é um grande nome do país no assunto, mostrou com exemplos práticos a importância de se adotar as recomendações de compliance em entidades ou projetos esportivos e em seguida também propôs atividades aos presentes. Simultaneamente, acontecia a Oficina de Marketing e Comunicação do Esporte, ministrada pelo Prof. Me Eduardo Carlassara, onde foram tratados temas como: sociedade, cultura e esporte, estratégias de marketing esportivo, o papel da mídia no esporte e modelos de comunicação.

O segundo dia foi realizado no Allianz Parque e iniciou-se com uma cerimônia de abertura com um painel em celebração aos 10 anos da ABRAGESP. Atuais membros e ex-presidentes da associação mostraram os desafios, conquistas da organização e o que esperam a longo prazo do desenvolvimento da gestão do esporte no Brasil. Logo após, ocorreu um painel sobre ensino e pesquisa com a fala do Prof. Dr. Carlos Ugrinowitsch, responsável pela área de Educação Física do CNPq e uma mesa redonda com a ex-atleta Aline Pellegrino, Profa. Dra. Giselle Helena Tavares e Profa. Dra. Cacilda dos Santos Amaral, trazendo perspectivas e vivências da diversidade da área no país.

Após o almoço, deu-se início as apresentações acadêmicas, em primeiro momento, as apresentações orais, divididas em 5 salas com os seguintes temas: “Marketing Esportivo”, “Mídia e comunicação no esporte”, “Gestão de eventos esportivos”, “Gestão de Instalações esportivas e políticas públicas do esporte e legislação e ética” e “Estratégia, governança e RSC e economia e finanças na gestão do esporte”, seguindo a programação, houve a apresentação dos pôsteres, dois momentos de grande discussão e reflexão acerca dos trabalhos apresentados.

Para finalizar o segundo dia, Lucas Almeida (INTZ), Bruno Pequeno (Ongame) e Prof. Dr. Anderson Gurgel (Mackenzie) formaram uma mesa para trazer o tema “Gestão do E-Sports”, apresentando suas vivências, experiências e, claro, as perspectivas do esporte para os próximos anos.

O terceiro e último dia aconteceu no Hotel Panamby Barra Funda e iniciou com a Assembleia da ABRAGESP para a escolha do novo Presidente da Associação. O Prof. Dr. Leandro Mazzei, da Faculdade de Ciências Aplicadas, da UNICAMP foi eleito para o exercício 2019-21.

Após esse momento, houve a segunda parte das apresentações orais com as temáticas citadas. Essas são as oportunidades que os pesquisadores têm para apresentarem suas pesquisas e gerar um debate tão importante para a área.

O painel Streaming no Esporte apresentou um rico debate sobre as mudanças de paradigma que essa tecnologia vem mostrando e contou com o Guilherme Guimarães (DAZN Brasil), Guilherme Augusto Figueiredo (TV NSPORTS) e Terence Gargantini (MyCujoo).

A gestão pública também foi destaque no Congresso com uma mesa redonda em que Thiago Antunes Lobo (Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de SP), Marco Aurélio dos Santos (Chuí) (Secretário Executivo da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de SP) e William Boudakian de Oliveira (REMS – Rede Esporte pela Mudança Social) passaram suas visões a respeito de um poder público que trabalhe em prol do fortalecimento do esporte.

O segundo painel tratou de Rebranding de organizações esportivas com João Gabriel Leite (Confederação Brasileira de Atletismo), Matheus Bacelo de Figueiredo (CBDG – Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) e Geraldo Campestrini (CBTM – Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) que expôs suas visões acerca do tema e a importância das organizações trabalharem suas marcas para criarem um elo de fortalecimento e identificação com o público.

As comunicações em pôsteres marcaram presença no terceiro dia de Congresso com um amplo debate sobre as pesquisas expostas. Após isso, o futebol foi destaque com a mesa redonda que contou com as referências Pedro Daniel (Ernst & Young), Rodrigo Capelo (Globo Esporte e Sportv) e Michel Mattar (CBF Academy) que apresentaram uma ampla e profunda reflexão sobre o futebol brasileiro e quais as perspectivas para a evolução da modalidade no País.

Por fim, a organização do evento preparou uma conferência de encerramento em que o Prof. Dr. Leandro Mazzei falou sobre o momento da Gestão do Esporte no Brasil e a importância desse tema para o desenvolvimento e crescimento de toda a cadeia. Diante de tudo visto, só nos resta parabenizar a ABRAGESP e todos os envolvidos no Congresso por viabilizarem essa troca de conteúdo intensa e qualificada. A próxima edição do Congresso será realizada em 2020 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e nós esperamos que seja ainda melhor!

 

Produzido pelos colaboradores da Sports Network:

Gabriel Liberati, Erik Ávila, Leonardo Risso e Paulo Henrique Marques

 

Siga-nos nas redes sociais @sportsnetwork

 

 

Mais em Sports Network