Siga o OTD

Skate

Pedro Quintas vai à final e Luizinho está fora de Paris-2024

Dos cinco brasileiros nas semifinais, apenas Pedro Quintas se garantiu na final em Dubai. Já Luizinho não tem mais chances de ir à Paris-2024

Pedro Quintas classificado para a final do Pro Tour de Dubai no skate parte masculino
Pedro Quintas classificado para a final do Pro Tour de Dubai no skate parte masculino (Julio Detefon/CBSK)

O Brasil vai ter apenas um representante na final do park masculino no Pro Tour de Dubai. O único a se classificar foi Pedro Quintas, que somou 86,27 em sua melhor volta e ficou em sexto lugar. A notícia ruim foi a eliminação de Luizinho da disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O skatista, que foi um dos representantes do país em Tóquio-2020, precisava ficar entre os dez primeiros para manter vivo o sonho olímpico, mas terminou apenas em décimo lugar. No feminino, Isadora Pacheco não acertou nenhuma volta e ficou fora da final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Luizinho não participou de boa parte dos campeonatos válidos para a qualificação olímpica por causa de uma grave lesão no joelho. Pelo regulamento da World Skate, um máximo de apenas seis skatistas por país podem participar das etapas de Xangai e Budapeste, que vão definir os classificados para Paris-2024. Com Augusto Aikio, Pedro Barros, Luigi Cini, Pedro Quintas e Pedro Carvalho já garantidos, a briga dele era com Murilo Peres.

Luizinho deu adeus às chances de ir aos Jogos Olímpicos em Dubai (Júlio Detefon/CBSK)
Luizinho deu adeus às chances de ir aos Jogos Olímpicos em Dubai (Júlio Detefon/CBSK)

Com a eliminação na primeira rodada, Murilo Peres chegou 10.916 pontos no ranking olímpico. Para superá-lo, Luizinho, que chegou a Dubai com 1.196, precisava de 10 mil para ultrapassar o compatriota. Ou seja, era preciso ficar, pelo menos, em décimo lugar nos Emirados Árabes.

Baterias

Luizinho participou da primeira bateria das semifinais do Pro Tour de Dubai e até começou bem, somando 80 pontos em sua primeira volta. Mas, depois disso, não conseguiu acertas suas duas tentativas seguintes e acabou em sexto lugar. Quem brilhou foram os americanos Tate Carew com 93,04 e Gavin Bottger com 90,00. Neste momento, Pedro Quintas era o terceiro com 86,27.

Quando começou a segunda bateria das semifinais, Luizinho ficou na torcida para que apenas quatro skatistas, no máximo, conseguissem notas melhores do que ele. O compatriota Pedro Carvalho foi um dos primeiros a deixar para trás o companheiro ao conseguir 82,96 e passou a ter esperanças de conseguir se classificar para a final.

Mas quatro atletas da segunda bateria conseguiram entrar entre os oito melhores. O australiano Kieran Wooley fez 89,32, o americano naturalizado italiano Alex Sorgente alcançou 88,27, o dinamarquês Viktor Solmunde chegou a 87,20 e o espanhol Danny León marcou 84,93.

Só um brasileiro na final

Com isso, Pedro Quintas caiu para o sexto lugar, mas ainda assim conseguiu a vaga para a final do Pro Tour de Dubai. E foi o único porque Pedro Carvalho ficou fora por muito pouco. Ele terminou em nono lugar. Já Luizinho acabou ultrapassado também pelo japonês Yuro Nagahara e caiu para o 12º lugar, dando adeus à corrida olímpica.

Outros dois brasileiros que disputaram a segunda bateria, Augusto Aikio e Pedro Barros não conseguiram completar nenhuma volta sem erros e terminaram, respectivamente, em 14º (76,13) e em 15º (64,43).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Skate