Siga o OTD

Skate

Skate street masculino: como está a corrida olímpica após Mundial

Lucas Rabelo substituiu Carlos Ribeiro no top6, mas Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo lideram corrida para Paris-2024 e podem repetir time brasileiro no street

corrida olímpica skate street masculino Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler, em 2021 quando se classificaram para Tóquio-2021. Eles lideram a corrida para Paris-2024 (Foto: Julio Detefon/CBSK)
(Foto: Julio Detefon/CBSK)

Apesar da grande quantidade de pontos em oferta no Mundial de Skate Street, poucas alterações foram detectadas na corrida olímpica do street masculino. O Brasil continua classificando seis atletas para a Série de Qualificação Olímpica (OQS), mas teve uma substituição na lista. Hoje, Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo estariam classificados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, enquanto Gabryel Aguilar, Lucas Rabelo e Filipe Mota seguiriam também para a segunda fase.

O último torneio da primeira fase da corrida olímpica será o Pro Tour de Dubai em março de 24, que definirá a lista de 44 skatistas que seguem para a segunda fase, com um limite máximo de seis por país. Os pontos da primeira fase continuam, e haverá dois eventos ainda que valem, cada um, praticamente o triplo dos pontos de um Mundial:  o OQS de Xangai e o OQS de Budapeste, em maio e junho de 24. Além disso, necessariamente haverá um atleta por continente, um da França (país-sede de Paris-2024), Hungria e China (país-sede dos Olympic Qualifier Series), e um de um país elegível para a Universalidade, desde que estejam no top75.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mudanças nos classificados

No masculino, a lista de 44 classificados para o OQS mudou pouco após o Mundial de Tóquio. Entraram o mexicano Greg Rodriguez, semifinalista do Mundial, e o chinês Zhang Jie. Por outro lado, saíram o sueco Hampus Winberg e o porto-riquenho Manny Santiago. Além deles, Lucas Rabelo ultrapassou Carlos Ribeiro e seria hoje um dos seis brasileiros

O corte atual está no português Gabriel Ribeiro, 51º lugar, com 4533 pontos. Um total de 42 atletas entram direto, já que Brasil tem 10, Japão, 9, e EUA, 8. Portanto, nove atletas ficam de fora devido ao limite de seis atletas por país. Além deles, o chinês Zhang Jie, 66º, e o sul-africano Brandon Valjalo, 72º, fecham o grupo de 44 atletas, devido a vagas previstas para os países-sedes do OQS e representação continental.

Por outro lado, as vagas de Hungria e de um país elegível para Universalidade continuam a ser realocadas. Para se ter uma ideia, o melhor húngaro no ranking é Szepvolgyi David, 180º colocado com 90 pontos. Enquanto isso, o melhor dentre os elegíveis para Universalidade é Noel Cossa, de Moçambique, 209º com 60 pontos.

Como o 75º atual é o porto-riquenho Rio Vatan, com 1834, eles ou qualquer outros atletas de países elegíveis precisariam ficar pelo menos no top20 do Protour de Dubai para conseguir essa vaga, o que é altamente improvável.

O chinês Zhang Jie, de 16 anos, ficou em 64º no mundial e assim pulou para a 66ª colocação no ranking. O top-75 o garantiria hoje na disputa por uma das vagas, já que a China é um dos país-sedes. O sul-africano Brandon Valjalo foi mal, ficando em 111º e segue com 1892 pontos. Por enquanto ele é o 72º lugar e corre risco de perder a vaga, se sair do top75.

Quem seriam os 22 atletas classificados para o skate street masculino em Paris-2024?

Por enquanto, dos 22 atletas que estariam classificados no skate street masculino, Brasil, Canadá, EUA, França, e Japão levariam times completos, com três atletas. As disputas internas no Brasil e Japão seguem intensas (veja abaixo), como nos EUA. Representaria atualmente o Brasil em Paris-2024 Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo, o mesmo trio dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Pelo Japão, Shirai Sora iria para sua segunda Olimpíada, ao lado de Onodera Ginwoo, de 13 anos, e Netsuke Kairi.

Por enquanto Nyjah Huston lidera com folga o ranking olímpico. Jagger Eaton e Alex Midler estão com as duas outras vagas provisoriamente dos EUA, depois que Midler foi para a final do Mundial, e ultrapassou Chris Joslin. Braden Hoban, também finalista, é o quinto norte-americano no ranking. Jake Ilardi é o sexto na corrida olímpica dos EUA e se classificando para o OQS, passa a entrar na briga.

Já pelo Canadá, Cordano Russell, Ryan Decenzo e Micky Papa estão na zona de classificação. Pelo país-sede, Aurelien Giraud e Vicent Milou se classificariam diretamente, e Joseph Garbaccio, em 28º no ranking olímpico, seria o terceiro representante da França, pela vaga realocada da Universalidade.

Argentina levaria dois atletas, Matias Dell Olio e Mauro Iglesias.

Austrália (Shane O’Neill), Colômbia (Jhancarlos Gonzalez Ortiz), Eslováquia (Richard Tury), Portugal (Gustavo Ribeiro) completam os classificados de forma direta. Por enquanto, Brandon Valjalo, da África do Sul, segue com a vaga olímpica continental para a África.

Três latinos seriam os primeiros “reservas” para a vaga olímpica: Os peruanos Angelo Caro e Deivid Tuesta completam o top30, e Greg Rodriguez do México segue logo atrás.

Briga no skate street masculino brasileiro segue intensa

Confira como estão os brasileiros no ranking olímpico do street masculino. O número ao lado em parênteses indica a movimentação no ranking atual em comparação com o de antes do Mundial. Lembrando que os seis primeiros vão para a segunda fase, mas hoje os dez primeiros do Brasil tem pontos suficientes para classificação e brigar pelas três vagas para os Jogos Olímpicos.

Kelvin Hoefler e Giovanni Vianna já estão matematicamente classificados para o OQS, enquanto a briga pelas outras vagas e principalmente pela terceira colocação segue muito acirrada na corrida olímpica. Kelvin, Giovanni e Felipe Gustavo foram os representantes do Time Brasil no skate street masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e podem repetir o time em Paris-2024.

(-5) 9- Kelvin Hoefler 86.873pt 
(-5) 15- Giovanni Vianna 49.909pt
(-3) 22- Felipe Gustavo 29.028pt

(+4) 23- Gabryel Aguilar 27.926pt
(+10) 36- Lucas Rabelo 9.890pt
(-8) 42- Filipe Mota 7.422pt

(-7) 45- Carlos Ribeiro 6.065pt
(-7) 46- Eduardo Neves 5.879pt
(-4) 48- João Lucas 5.255pt
(-) 49- Ivan Monteiro 4.806pt

Qual japonês deixar de fora de Paris-2024?

Os EUA e Japão também terão uma disputa fortíssima tanto pelas seis vagas para o OQS, quanto para as três vagas olímpicas. O Japão, por exemplo, teve quatro representantes na final do Mundial e cinco estão no top10. Por enquanto, o atual campeão olímpico Horigome Yuto é o quarto japonês no ranking e não estaria classificado, mesmo com a medalha de bronze no mundial. Confira como está o top10 mundial na corrida olímpica do skate street masculino:

(+1) 1- Nyjah Huston (EUA) 181.726pt
(+3) 2- Shirai Sora (JAP) 150.990pt
(-2) 3- Aurelien Giraud (FRA) 150.172pt
(-1) 4- Gustavo Ribeiro (POR) 138.969pt
(+2) 5- Onodera Ginwoo (JAP) 104.475pt
(+9) 6- Netsuke Kairi (JAP) 99.809pt
(+5) 7- Horigome Yuto (JAP) 96.759pt
(-2) 8- Richard Tury (SVK) 89.543pt
(-5) 9- Kelvin Hoefler (BRA) 86.873
(-2) 10- Sasaki Toa (JAP) 79.687pt

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Skate