Siga o OTD

Skate

Chuva atrapalha STU Rio Open e park masculino é adiado

O clima não deu trégua e paralisou a competição por mais de três horas. Apesar disso, o torneio conseguiu seguir com parte da programação

Rayssa Leal desliza no corrimão com o skate no STU Rio Open
Rayssa Leal avançou para semifinal do street (Foto: Julio Detefon/STU)

O segundo dia de disputas do STU Rio Open trouxe uma combinação problemática: chuva e skate. Na tarde desta sexta-feira (27), o clima não deu trégua na Capital carioca e paralisou a competição por mais de três horas. Apesar disso, o torneio conseguiu seguir com parte da programação e as quartas de final do street masculino, park feminino e street feminino aconteceram. Contudo, os semifinalistas do park masculina só serão definidos no sábado (28).

O street masculino abriu o dia de competição. A disputa teve um equilíbrio muito grande entre skatistas brasileiros e estrangeiros. Para as semifinais, avançaram quatro anfitriões. Enquanto isso, o norte-americano Jake Ilardi, o eslovaco Richard Tury, o argentino Matias Dell Olio e o colombiano Jhancarlo Gonzales vão representar os gringos.

“O nível está bem alto, tem muita gente de fora e isso é bom porque eleva o nosso skate. Vimos aqui todas as baterias bem fortes. Quanto ao novo formato, achei interessante e diferente. Acho que é o primeiro campeonato que participo com essa forma de disputa. Estou feliz por ter me classificado, fiz o que tinha que fazer e o resultado veio”, disse Filipe Mota, de apenas 17 anos. Ele vai ter a companhia dos brazucas Giovanni Vianna, Wallace Gabriel e Abner Pietro na semifinal.

Filipe Mota no STU de Skate
Filipe Mota (Foto: Julio Detefon/STU)

Sobre o novo formato de disputa, agora acontecem quatro baterias de quatro skatistas, avançando direto para a semifinal apenas os dois melhores de cada uma. Dessa forma, só oito avançam para formar as duas baterias de quatro nomes na semi. Em seguida, os três melhores de cada uma delas, passam para a final de domingo (29).

Raicca Ventura no park

Em seguida, no skate park feminino, a atual vice-campeã pan-americana Raicca Ventura comprovou o bom momento que vive. Melhor brasileira no atual ranking mundial, com o 4º lugar, ela está bem perto de disputar sua primeira Olimpíada. O novo formato de disputa do STU Rio Open não atrapalhou a estratégia da skatista, que se classificou para a semifinal com tranquilidade.  

Raicca Ventura no skate park do STU Open
Raicca Ventura (Foto: Pablo Vaz/STU)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Quando soube do novo formato, estranhei, mudou bastante. É diferente, mas já tinha uma estratégia montada, independentemente de como seria. Tenho outras manobras guardadas na manga para a semifinal”, disse a skatista.

Semifinalistas do STU Rio Open

Street masculino: Giovanni Vianna, Abner Pietro, Jake Ilardi, Filipe Mota, Richard Tury, Matias Dell Olio, Wallace Gabriel e Jhancarlo Gonzales.

Street feminino: Jazmin Alvares, Rafaela Murbach, Page Heyn, Maria Almeida, Pâmela Rosa, Maria Lucia Rocha, Rayssa Leal, Morena Dominguez.

Park feminino: Yndiara Asp, Sofia Godoy, Isadora Pacheco, Fernanda Tonissi, Dora Varella, Victoria Bassi, Raicca Ventura e Helena Laurino.

*Com informações da SMG

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Skate