Siga o OTD

Santiago 2023

Akio vibra com prata e em rever adversário que lhe ‘tomou’ o ouro

Augusto Akio chegou como grande favorito ao título, mas perdeu para o estudunidense Talylor Ney. Ao final das disputas, o brasileiro destacou a oportunidade de reencontrar justamente quem o tirou do topo do pódio

Augusto Akio skate park medalha de prata Jogos Pan-americanos Santiago 2023
Akio, Talylor Ney e o porto-riquenho Steven Pinheiro (Julio Detefon/CBSK)

Santiago – Já é meio que chover no molhado dizer que a comunidade do skate é marcada pela amizade entre os competidores e que a disputa pelas medalhas não está acima do companheirismo. Mas, mais uma vez, agora nos Jogos de Santiago 2023, eles mostram essa característica. O brasileiro Augusto Aiko chegou como o grande favorito para ficar com a medalha de ouro no skate park, mas o estadunidense Taylor Ney tomou dele o lugar mais alto do pódio. Na hora de avaliar a disputa que lhe rendeu a prata, colocar pra fora as impressões, o curitibano não lamentou. Aliás, nem da disputa ele falou.

“Fiquei muito contente, muito feliz, um prazer, uma honra, ter encontrado um grande amigo meu, o Taylor Ney. Há quase uma década a gente se conheceu, na Califórnia, na primeira vez que viajei para o exterior para andar de skate. Ele me recebeu como um amigo. Me convidou para andar de skate na casa dele. É realmente um amigo. Foi extraordinário”, falou, procurando as palavras mais impactantes para tentar expressar o tamanho da satisfação que sentia por reencontrar o camarada. Sobre a prova em si, destacou apenas um ponto. “Fiquei muito contente de ver o peruano andando para valer. Esse ‘moleque’ anda nas pistas que tem à disposição e fiquei muito feliz em ver o nível que ele chegou”.

Augusto Akio skate park medalha de prata Jogos Pan-americanos Santiago 2023
(Julio Detefon/CBSK)

Mano! Cara! Velho! Brother! Piá!

Claro que Augusto Akio também vibrou com a medalha de prata conquistada neste domingo (22), na Explanada de Deportes Urbanos, dentro do complexo do Estádio Nacional. “Poxa, cara! Mano! Velho! Brother! Piá! A responsabilidade foi muito grande e eu me preparei para esse momento. Estou me esforçando. Espero poder continuar representando e vestindo a camisa. No entanto, qualquer um que tivesse vindo aqui, dos brasileiros, tenho certeza que estaria representando bem o Brasil”, falou, logo após a cerimônia de premiação. A comemoração na chegada na Vila Pan-americana também já estava na mente. “Espero cantar, com todas as minhas forças: ‘eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor'”, entoou, para delírio dos torcedores que acompanhvam a entrevista.

Muito mais que 45 segundos

Augusto Akio também refletiu sobre o siginificado da medalha de prata que estava em seu peito. “Ela me deu bastante experiência. O que ela significa para mim é muito mais do que os 45 segundos valendo. Significa, de fato, vestir a camisa. Estar usando o uniforme, estar em uma vila com diversos outros atletas de diversas outras modalidades. Em pé de igualdade, onde ninguém é mais do que ninguém. Reconhecer a importância de todo mundo que está lá. Não só os atletas, mas o pessoal da organização e quem nem estava lá. O pessoal que, das próprias delegações, conseguiu mobilizar para que os atletas conseguissem chegar aqui. Isso só me motiva mais para seguir nessa jornada.”

Por fim, comentou ainda sobre o que vem pela frente após Santiago 2023: “Continuar andando de skate pra valer, desenvolvendo o melhor da minha técnica. Todo mundo tem feito isso e não é à toa que o nível do skate brasileiro está tão alto. Estou muito contente em ver isso”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023