Siga o OTD

Skate

Felipe Gustavo vence em Sydney e é campeão da SLS pela primeira vez

Com bela performance em Sydney, Felipe Gustavo conquista um título da SLS pela primeira vez

Felipe Gustavo está de touca e de roupa preta e segura o troféu da SLS Sydney, enquanto vibra. Rayssa Leal também foi ao pódio
(Foto: Jake Darwen/SLS)

O Brasil no topo do pódio na Austrália! Felipe Gustavo conquistou o título da etapa de Sydney da SLS, na madrugada deste sábado (7). Ele teve uma grande campanha na competição, anotando 35.4 na final, para ser campeão de uma etapa do prestigiado circuito de skate street do planeta pela primeira vez na carreira. Entre as mulheres, Rayssa Leal ficou com o vice-campeonato.

Bochecha, como Felipe Gustavo é conhecido, encarou uma jornada dupla em Sydney. Primeiro, disputou a qualificatória, e venceu a concorrência de outros quatro atletas para ficar em primeiro lugar em sua bateria, com 35.5. Já na decisão, o brasileiro acumulou 35.4, com todas as notas computadas a partir das tricks: um 9.0 e três 8.8. Ele ainda teve um 7.4 e um 7.2 das voltas descartados.

Felipe ficou 0.4 pontos a frente do norte-americano Dashawn Jordan, segundo colocadocom 35.0. O também estadunidense Nyjah Huston completou o pódio, com 27.1. Outro brasileiro na final, Lucas Rabelo ficou em quarto lugar, com 23.8, enquanto os japoneses Yuto Horigome e Kairi Netsuke completaram a final, com 18.6 e 9.4, respectivamente.

Esta foi a primeira vez que Felipe Gustavo faturou uma etapa da SLS. Natural de Brasília, ele tem 32 anos de idade, e esteve presente na Olimpíada de Tóquio-2020. “Eu sonhei com esse momento todos os dias da minha vida e finalmente aconrteceu, no tempo de Deus. Muito obrigado. Obrigado a todos que me ajudaram, minha família, minha namorada, todos na minha cidade. A gente conseguiu”, disse ele.

Rayssa Leal é vice-campeã

Entre as mulheres, Rayssa Leal voltou a encontrar o caminho dos pódios em competições internacionais e ficou com o vice-campeonato da SLS Sydney. Ela anotou 31.8, com 7.9 na volta e 8.8, 7.9 e 7.2 nas manobras, e ficou atrás da australiana Chloe Covell, que virou sobre a brasileira na última volta e anotou 33.4. Foi a segunda conquista consecutiva de Covell, que competiu em casa. A japonesa Momiji Nishiya completou o pódio, com 19.7. Outra brasileira na final, Pâmela Rosa foi a sexta, com 15.9.

Além dos finalistas, o Brasil contou com a participação de outros dois atletas nas qualificatórias masculinas. Giovanni Vianna marcou 25.3 e ficou em quinto lugar na segunda bateria, enquanto Filipe Mota anotou 12.4 para também ser o quinto colocado de sua série. Somente os líderes de cada bateria se classificaram para a final. Coincidentemente, em ambas as baterias, os vencedores foram brasileiros: Lucas Rabelo e Felipe Gustavo.

Esta foi a última etapa da SLS antes do Super Crown, que é a etapa final do circuito. A competição acontecerá pelo segundo ano consecutivo no Brasil, desta vez em São Paulo, entre os dias 2 e 3 de dezembro. No ano passado, Rayssa Leal foi a campeã no feminino, enquanto o português Gustavo Ribeiro triunfou no masculino.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Skate