Siga o OTD

Skate

Giovanni Vianna e Rayssa Leal vencem e levantam público no STU de street

Rayssa Leal, Giovanni Vianna, Gabi Mazetto e outras estrelas do skate nacional fazem a festa do público no STU de São Paulo

Rayssa Leal vence skate street no STU de São Paulo
(Julio Detefon/STU)

Pode perguntar para qualquer skatista e é muito difícil que a resposta seja diferente. O foco no skate não é a nota, mas a relação e o afeto gerado através do esporte. Mais do que uma competição, o esporte é o símbolo da amizade e do companheirismo entre os atletas. E cada vez mais, o skate também é o esporte que permite que os fãs se aproximem ainda mais com seus ídolos. Prova disso foi o STU de São Paulo neste domingo (24). Giovanni Vianna e Rayssa Leal foram os campeões, mas quem ganhou mesmo o maior prêmio foi o público presente no Parque Villa Lobos. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Show de Rayssa na final do street feminino

Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabriela Mazetto, todas no top10 do ranking mundial, dominaram a competição. Rayssa Leal, a Fadinha, foi a campeã absoluta com 69 pontos na soma da volta e da bomb trick. Pâmela Rosa foi a vice com 58,54. Ela se aqueceu com uma camisa do São Paulo, seu time que disputava praticamente em simultâneo a final da Copa do Brasil. Completou o pódio Gabi Mazetto, com 56,14.

Rayssa Leal, a Fadinha, e Gabi Mazetto atendem os fãs que acompanharam o skate street no STU de São Paulo
Rayssa Leal e Gabi Mazetto atendem os fãs que acompanharam o skate street no STU de São Paulo (Foto: Mateus Nagime/Olimpíada Todo Dia)

O público não só aproveitou a competição, mas principalmente depois. Rayssa e Gabi especialmente passaram mais de 20 minutos atendendo os fãs, tirando fotos, assinando autógrafos. Rayssa, uma das maiores estrelas do skate mundial, fez a festa de fãs que distribuíram cartazes, camisas e presentes para a medalhista olímpica. Gabi, também alvo atento dos fãs, provou estar com o físico em dia ao pular na grade várias vezes para tirar fotos com fãs e fazer a felicidade do público.

Fazia muito tempo que não tinha STU em São Paulo e estou muito feliz de ter participado, ter estado numa final de novo e de ter pego o pódio. O calor da torcida e da galera é bem style e eu só tenho a agradecer a todo mundo

Gabi Mazetto, bronze no STU de São Paulo de skate street

Completaram a final Isabelly Ávila (4ª), Rafaela Murbach (5ª), Maria Lúcia Rocha (6ª), Daniela Vitória (7ª) e Maria Almeida (8ª). Mais do que resultado, o que mais marcou na competição foi a relação entre as finalistas e a torcida. Daniela Vitória, manauara de 14 anos, era uma das mais celebradas pela torcida a cada volta. Maria Lúcia Rocha, de Canoas-RS e com apenas 13 anos, presenteou um jovem fã com seu skate ao fim da competição, arrancando mais aplausos do público.

Giovanni Vianna leva título no street masculino

O sol estava a pino e a temperatura marcava 37 graus quando a competição do street masculino iniciou a programação vespertina. Giovanni Vianna, vindo de um bronze na etapa de Lausanne do circuito mundial, provou estar em excelente fase. Ele marcou 79,92 logo na primeira volta mais trick para assumir a liderança e de lá não mais sair.

Ainda na pista após a confirmação do título, Giovanni avaliou seu STU. “O mais legal é estar sempre andando de skate com os amigos e ser grato a tudo isso que está acontecendo na minha vida. Até meu pai e minha mãe estavam aqui hoje. E eu tentei me desligar de tudo, nem estava olhando as notas direito durante as voltas. Fui evoluindo conforme foi a competição, achei que a minha primeira volta foi melhor porque eu estava 100% e não estava tão cansado, nas outras eu já estava esgotado”. Sobre se seria a melhor fase de sua vida, ele afirmou que “tive várias fazes boas, mas podemos falar que é uma das mais”.

Descontração é a chave do sucesso para Giovanni

Com o resultado na capital olímpica na Suíça, Giovanni deu um salto no ranking mundial, estando atualmente em 10º e portanto, em posição de alcançar uma das vagas via ranking para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Mas ele, que já foi um dos representantes do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 garante que não pensa muito nisso.

Só vou indo, o pessoal vai me mandando convite, vou vendo, vou indo, sou bem no flow, gosto de estar andando de skate a qualquer momento, então qualquer coisa para mim é sensacional. Não quero focar em uma coisa específica porque não é meu jeito de andar de skate, preciso estar descontraído para conseguir ir bem

Giovanni Vianna, após ganhar o título do STU de São Paulo no skate street

Gabryel Aguilar ameaçou passar o companheiro de seleção na última volta, mas os juízes deram 78,53 e ele ficou com a segunda colocação. Lucas Rabelo completou o pódio com 77,25 conquistado também na última tentativa. O resultado final contou com Wallace Gabriel (4º), Kalani Konig (5º), Abner Pietro (6º), Ismael Henrique (7º) e Sebastian Simoneto (8º). Konig disputou sua segunda final do dia, depois da prata no park, conquistada ainda na manhã.

Paraskate e best trick fecham STU de São Paulo

Vinicios Sardi confirmou o favoritismo e venceu a prova de paraskate disputada no STU, obtendo 58,00 como melhor nota. A prata ficou com  Ítalo Romano (48,33) e o bronze Jota Ribeiro (44,33). O esporte ainda não faz parte do programa paralímpico, mas o atleta afirmou que a luta é para que o esporte se dinfunda no mundo todo e possa enfim fazer parte dos Jogos Paralímpicos.

Ao final da competição na tarde deste domingo, Sardi comentou que “a importância de ter esse campeonato aqui é a representativade. Pessoas com deficiência poderem ver a gente aqui andando na pista Também posso, fazer um esporte ou qualquer outra coisa que ela tenha vontade mas se sinta limitada. A gente está aqui para mostrar que limite é uma coisa que só existe na nossa cabeça”, declarou o campeão.

Encerrando o evento, aconteceu a disputa de best trick, aberta ao público em geral, previamente inscrito.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Skate