Siga o OTD

Skate

Luigi e Giovanni lideram qualificatória do STU National São Paulo

Em dia de temperaturas altas em São Paulo, Luigi Cini e Giovanni Vianna brilham no quali do STU National

Giovanni Vianna durante manobra no corrimão no STU National São Paulo
(Foto: Julio Detefon/CBSk)

Em um dia de muito calor, Luigi Cini e Giovanni Vianna foram os grandes destaques da abertura do STU National de São Paulo, que começou nesta sexta-feira (22), no Parque Cândido Portinari, zona oeste da capital. Eles deram um show nas classificatórias e se classificaram para a semifinal de suas respectivas disputas. Luigi foi o melhor atleta do skate park, enquanto Giovanni liderou a classificação do street.

Vindo de uma medalha de bronze no Pro Tour de Lausanne no último final de semana, Giovanni Vianna traduziu seu bom momento com ótimas voltas. Ele competiu na última de cinco séries qualificatórias e assumiu a liderança logo em sua primeira apresentação, com 79.26. Como se não bastasse, melhorou a sua nota com mais um show de manobras na volta seguinte e marcou 81.09.

“(Hoje) Superou todas as minhas expectativas. É um campeonato muito grande. Acredito que esse evento seja maior do que o STU Open do Rio, no ano passado. O que eu fiz hoje é um pouco do que vou fazer amanhã. Eu quero melhorar algumas coisas e espero que consiga”, disse o atleta de 22 anos, que é natural de Santo André e disputou a Olimpíada de Tóquio.

Giovanni dominante no street

Ao todo, 37 atletas participaram da qualificatória, mas somente os 15 primeiros avançaram. Junta-se a eles Sebastian Simonetto, que foi o campeão da etapa do STU National Porto Alegre e já estava previamente classificado para a semifinal. A semi ocorrerá neste sábado (23), às 10h (horário de Brasília). Os oito melhores vão à final.

O segundo colocado da eliminatória foi Ismael Henrique, com 89.02. Lucas Rabelo, campeão dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali-2021 e que estará no Pan de Santiago-2023, foi o terceiro colocado, com 78.08. O corte para a semifinal foi de 60.17, com Willian Chaves. Também avançaram Gabryel Aguilar e Felipe Neves, que integram a seleção brasileira de skate street. Outro destaque foi Felipe Nunes, atleta paralímpico, que avançou com 72.09, a sétima melhor nota geral.

Luigi Cini brilha no park

Luigi Cini faz manobra aérea na pista de skate park do STU National São Paulo
(Foto: Julio Detefon/CBSk)

Assim como Giovanni, outro atleta que vem de uma importante conquista no cenário internacional é Luigi Cini, campeão do Pro Tour de San Juan, em maio. Ele foi o líder da eliminatória do park masculino, marcando 83.00 logo em sua primeira volta. Luigi, aliás, teve um desempenho muito consistente e fez outras duas voltas boas, marcando 79.33 e 80.00. No entanto, somente a maior nota é válida, sendo as demais descartadas.

“Gosto muito dessa pista. Nesses últimos meses, estávamos treinando para o Mundial de Roma e acho que essa pista tem muitos obstáculos que lembram bastante a de lá. Então, foi fácil de me adaptar. Estou muito feliz com o meu resultado. Ainda tenho muita coisa para melhorar, agora é dormir bem porque amanhã tem mais. Estou animado pelo que ainda tenho para adicionar na minha linha”, falou Luigi Cini, que tem 21 anos de idade.

Luizinho de volta após nove meses

O segundo colocado da qualificatória do park foi Augusto Akio, líder do ranking nacional, que anotou 82.00, um ponto a menos do que o Luigi. Em seu retorno às pistas, Luiz Francisco ficou na terceira colocação, com 81.47. Luizinho estava há nove meses sem competir depois de passar por uma cirurgia no joelho direito por conta do rompimento do ligamento cruzado anterior.

“No começo, foi difícil. Eu fiquei emocionado, porque todo mundo estava gritando e parou para me ver. Eu não estava nervoso, porque era minha primeira volta. Os moleques também não deixaram a vibe cair, foi bom demais. Me senti muito à vontade em cima do skate e agora é para me preparar para amanhã porque, se Deus quiser, vai dar tudo certo. Dá para sonhar com o título”, comentou Luizinho, que também disputou o street, mas terminou em 20º lugar, com 56.20.

Entre os classificados, também estão Pedro Quintas (78.11), Murilo Peres (76.00) e Pedro Carvalho (75.00). O ponto negativo da qualificatória ficou por conta da lesão de Gui Khury, que caiu de mau jeito ao fim de sua primeira volta e fraturou o rádio e a ulna. Assim como Simonetto, Kalani Konig já estava garantido na semi. Se poupando para o Mundial de Roma, que começará em 1º de outubro, Pedro Barros não competiu em São Paulo.

As semifinais do skate park masculino acontecerão neste sábado (23), às 15h (horário de Brasília). Este sábado também marcará a abertura das disputas femininas no STU National São Paulo. A disputa do park será às 11h30, com a atleta olímpica Isadora Pachedo. Enquanto isso, o street começará às 13h20, contando com a presença das campeãs mundiais Pâmela Rosa e Rayssa Leal. Todas as finais ocorrerão no domingo (24).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Skate