Siga o OTD

Skate

Filipe Mota e mais 3 brasileiros avançam no Pro Tour Lausanne

Nas baterias qualificatórias, Filipe Mota se destacou com as melhores manobras e classificou-se em primeiro. Outros 3 brasileiros passaram

Na imagem, Filipe Mota e sua concentração antes da volta.
Filipe Mota e sua concentração antes da volta. Foto: Instagram/ @filipemotaskate/ @sls

Começou a etapa de Lausanne, na Suíça, do Pro Tour de skate street. Nesta terça-feira (12), os atletas do masculino entraram na pista em oito baterias qualificatórias. Assim, o grande destaque ficou para Filipe Mota, de apenas 16 anos, que fez grande apresentação e passou com a primeira colocação. A competição conta pontos para o ranking da World Skate, que define os classificados para os Jogos Olímpicos.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No primeiro dia de manobras na pista suíça, Filipe Mota deixou o Brasil no lugar mais alto da classificação para a próxima etapa. Dessa forma, o skatista foi o 106º a se apresentar, o quinto da bateria 7, anotou 57,44 pontos na primeira volta. Em seguida, encaixou melhor as manobras e fez 64,31 pontos para alcançar a melhor nota do dia.

Para entender o quão Filipe foi bem, o segundo classificado foi o japonês Kairi Netsuke, com 60,81 pontos. Além disso, o terceiro, o norte-americano Jagger Eaton, anotou 60 pontos, ou seja, o brasileiro teve quatro pontos a mais que seus concorrentes mais próximos.

+ Pro Tour de Lausanne agita corrida olímpica do skate street

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Assim, Filipe e outros três brasileiros ficaram entre os 28 melhores skatistas que passaram para as quartas de final. Primeiramente, Felipe Gustavo foi o sétimo, com 56,30 pontos, na sua primeira apresentação. Depois, Giovanni Vianna ficou em 11º, com 53,12 pontos, e Gabryel Aguilar foi o 18º, com 45,16 pontos. Por conseguinte, Giovanni é um dos brasileiros que teriam uma vaga para Paris-2024, caso fosse considerada a pontuação até o momento. Então, foi vital para suas pretensões de somar mais pontos possíveis.

Por fim, não passaram de fase, João Lucas Alves (29º), com 37 pontos, e Lucas Rabelo (31º), com 35,66.

Ordem invertida

Por conta da possibilidade de chuva na quarta-feira (13), a World Skate inverteu a ordem das classificatórias do Pro Tour de Lausanne (SUI). Como há mais inscritos no masculino (oito baterias na primeira fase), os homens abrem o evento, nesta terça-feira (12), que deve ser de tempo estável. Assim, a primeira fase feminina (quatro baterias) agora acontecerá na quarta (13), quando o menor número de competidoras permitirá o ajuste no cronograma, caso seja necessário.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Skate