Siga o OTD

Skate

Com ‘melhor performance da vida’, Xuxu fatura o STU Open Rio

Com umas das “melhores performances da vida”, João Lucas Alves brilha e fatura o título do street masculino no STU Open Rio

João Lucas Alves campeão street masculino STU open Rio
Pablo Vaz/STU

Medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos de Assunção-2022 há duas semanas, João Lucas Alves voltou a brilhar neste domingo. Desta vez o Xuxu, como é conhecido, teve como ele mesmo definiu umas das “melhores performances da vida” para conquistar o título do street masculino do STU Open Rio. Outro destaque foi o medalhista olímpico Kelvin Hoefler. Depois de ter ficado em último lugar nas voltas, ele arrebentou nas manobras e conseguiu terminar na terceira colocação. Segundo colocado, Ivan Monteiro completou o pódio completamente brasileiro.

+Gabriel Medina e Gabigol assistem quartas do street no STU Open Rio
+STU: a plataforma que turbinou o sucesso do skate brasileiro
+Rayssa Leal revela cuidado com saúde mental após a Olimpíada
+Apadrinhado por Tony Hawk, Felipe Nunes fatura paraskate street
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na comemoração, Xux não esqueceu de dedicar a conquista à avó Edith, que faleceu em 2019 e não pôde ver o sucesso do neto. “Dedico esse título à minha falecida avó, que sempre sonhou que eu seria um campeão. E hoje estou aí, realizando o meu sonho e o dela. Ela acabou nos deixando num fim de semana em que também fui campeão, numa etapa do STU na Bahia. Não tem como eu não me lembrar dela, que teria ficado muito feliz e realizada, como eu estou. Graças a Deus, as coisas têm acontecido de uma forma bem legal na minha vida, tenho evoluído cada vez mais e consegui uma boa performance hoje”, disse Xuxu, de apenas 21 anos, natural de Cachoeirinha (RS).

João Lucas Alves vibra com título no STU Open Rio
João Lucas Alves vibra com título no STU Open Rio (Pablo Vaz/STU)

A COMPETIÇÃO

Com seis atletas do país entre os oito finalistas, a expectativa era grande por uma vitória brasileira. Mas o americano Jake Ilardi era o mais forte candidato a roubar a cena. O skatista dos Estados Unidos foi o dono da melhor nota depois das duas rodadas de voltas, assumindo a ponta com 9,16, mas seguido de perto por Ivan Monteiro (8,93), João Lucas Alves (8,90) e Gabryel Aguilar (8,72).

Nas manobras, no entanto, Jake Ilardi se manteve na liderança apenas após a primeira “trick”, mas depois não acertou mais nenhuma e terminou em sétimo lugar. Valeu a regularidade de João Lucas Alves, que conseguiu acertar duas manobras na casa dos nove e venceu a disputa com 27,1. “Acordei no meu dia. Pedi para Deus e tive umas das minhas melhores performances. A minha vantagem foi ter me superado, ter botado manobras de alto nível dentro de um campeonato como esse, deu tudo certo, eu estou muito feliz e meu foco são as Olimpíadas”, disse João Lucas Alves.

João Lucas Alves arrebentou nas manobras para ficar com o título do STU Open Rio
João Lucas Alves arrebentou nas manobras para ficar com o título do STU Open Rio (Pablo Vaz/STU)

Já Kelvin Hoefler, que tinha conseguido apenas 7,48 em sua melhor volta, foi o grande destaque das manobras. Uma delas, o Big tail flip spin out, lhe rendeu 9,54, a maior nota entre todos os participantes. Com isso, chegou a subir seis posições, do oitavo e último lugar para a vice-liderança. Na última rodada, entrentanto, Ivan Monteiro acertou sua segunda manobra e superou o medalhista olímpico para ficar com a medalha de prata.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Skate