Siga o OTD

Skate

Filipe Mota rouba a cena e Brasil vai com dez para as finais

Filipe Mota STU Open Rio
Pablo Vaz/STU

Depois de quatro skatistas garantirem vaga para a final feminina do skate, o Brasil dominou completamete a semifinal masculina do STU Open Rio. O destaque foi o mais jovem da turma, Filipe Mota, de 16 anos, que se classificou em primeiro lugar. Ivan Monteiro, Kelvin Hoefler, João Lucas Alves, Giovanni Viana e Gabryel Aguilar completam a lista. Assim, o país terá dez atletas nas finais da competição, que serão disputadas neste domingo.

+Gabriel Medina e Gabigol assistem quartas do street no STU Open Rio
+STU: a plataforma que turbinou o sucesso do skate brasileiro
+Rayssa Leal revela cuidado com saúde mental após a Olimpíada

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Agenciado por Tatiana Braga, a mesma empresária de Rayssa Leal, Filipe Mota mora em Los Angeles (EUA) com o pai e o irmão mais novo. O trio seguiu para o berço do skate mundial justamente para acompanhar o desenvolvimento do prodígio da família, que tem mesmo as manobras no sangue. O irmão mais velho, Vinícius, que reside no Brasil com a mãe, foi a inspiração de Filipe, que começou a andar de skate já aos 6 anos de idade.

“Já ando de skate há dez anos. E comecei por causa do meu irmão, que também é skatista e está aqui comigo hoje. Estou feliz demais de estar aqui, toda minha família veio e tenho me divertido bastante. É meu primeiro grande evento no Brasil e achei muito da hora a vibe da galera. Eles chamam mesmo, e a gente só tem que fazer o nosso melhor e mostrar por que amamos o skate. Já tinha aquele sentimento de estar na final, mas não esperava um resultado tão bom”, disse.

Foi um resultado ótimo, na verdade. Filipe Mota fez a maior nota da primeira bateria (26,27) e ninguém da segunda foi capaz de alcançá-lo. Na semifinal, cada um dos 16 skatistas tem direito a duas voltas e a cinco manobras, valendo a melhor volta e as duas melhores manobras. Se sua melhor volta não chegou a passar dos oito pontos (7,94), o que ele realizou nas manobras foi fora do comum. Fora João Lucas Alves, que fez uma manobra 9,23, só Filipe superou a absurda casa dos nove pontos – e em dose dupla (9,13 e 9,20).

Apenas o americano Jake Ilardi e o francês Joseph Garbaccio furaram o domínio brasileiro na final do street masculino do STU Open Rio.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Skate