Siga o OTD

Skate

Rayssa e Pâmela Rosa dominam semifinal do street feminino

Rayssa Leal e Pâmela Rosa se classificaram para a final do STU Open Rio nas duas primeiras colocações. Gabi Mazetto e Marina Gabriela também avançaram

Pâmela Rosa STU Open Rio
Pâmela Rosa ficou em segundo lugar na semifinal, atrás apenas de Rayssa Leal (Pablo Vaz/STU)

O Brasil terá quatro skatistas na final do street feminino no STU Open Rio, que está sendo disputado na Praça do Ó, na Barra da Tijuca. Rayssa Leal e Pâmela Rosa dominaram a disputa e terminaram nas duas primeiras colocações. Gabriela Mazzeto se classificou em quinto lugar e Marina Gabriela passou na sexta colocação. Além delas, a australiana Chloe Covell, de apenas 12 anos, a chinesa Wenhui Zeng, a belga Lore Bruggeman e a espanhola Natalia Muñoz se garantiram na disputa pelo título.

+Gabriel Medina e Gabigol assistem quartas do street no STU Open Rio
+STU: a plataforma que turbinou o sucesso do skate brasileiro
+Rayssa Leal revela cuidado com saúde mental após a Olimpíada

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

PROMESSA CUMPRIDA

“Tinha dito para a minha mãe que queria muito acertar essa manobra hoje (Frontside Hurricane). Acabou ficando para a última tentativa. Preferia garantir logo de início, para ficar mais tranquila, mas deu tudo certo. A torcida ajudou muito também. Que na final possa ter um bom desempenho de novo. E que as arquibancadas possam estar ainda mais cheias, porque isso faz muita diferença pra gente”, disse Rayssa Leal, que conta no STU Open Rio com a presença de toda família, com pai, mãe e irmãos, o que é até raro de acontecer nas competições.

O “Frontside Hurricane” de Rayssa rendeu a maior nota de todas as manobras deste sábado, um 6,84. Mas a “Big Spin Rockslide” realizada por Pâmela, também na sua última tentativa, não ficou muito atrás em termos de pontuação, técnica e plasticidade. Com a nota 6,57, ela superou a australiana Chloe Covell e chega à final com o segundo melhor desempenho. O que mais chamou a atenção foi que ambas andaram demonstrando muita tranquilidade, um skate ao mesmo tempo preciso e suave. E, acima de tudo, sempre buscando se divertir.

“Já tinha falado quando cheguei que estou aqui para me divertir, acima de tudo. Quanto mais o tempo passa, mais experiente e mais calma a gente fica e, assim, mais conseguimos acertar as manobras. Sem falar que essa vibe do público brasileiro é sensacional. Além disso, estão todos aqui no STU comigo, pai, mãe, amigos, técnico, fisioterapeuta, personal, assessor, o que é legal demais. Tem tudo para ser uma final de alto nível e vamos tentar levantar essa galera nas arquibancadas de novo”, comentou Pâmela.

A SEMIFINAL

Pâmela Rosa começou na frente a disputa da semifinal ao somar 6,67 em sua primeira volta, apenas 0,05 a frente de Rayssa. Na segunda volta, no entanto, a medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 superou a compatriota e assumiu a liderança com 6,92. A australiana Chloe Covell foi quem mais se aproximou das duas líderes com 6,62.

Depois das duas rodadas de voltas, em que apenas a melhor delas vale, as skatistas foram para a disputa das manobras. Cada uma tem o direito de fazer cinco tentativas, mas apenas as duas melhores são computadas para a classificação. Rayssa errou a primeira e Chloe Covell assumiu a liderança ao tirar 5,0 e chegar a 11,23 contra 10,62 de Pâmela.

Rayssa Leal STU Open Rio
Rayssa Leal fez a melhor volta e a melhor manobra do dia (Pablo Vaz/STU)

Na segunda manobra, Rayssa Leal fez 6,00 e voltou para a disputa, mas, como já tinha duas manobras computadas, a australiana seguiu na liderança com 15,18 contra 12,90 da brasileira, que falhou novamente na sua terceira tentativa e só assumiu a ponta ao marcar 5,31 na penúltima manobra e chegar a 18,21.

SHOW NA ÚLTIMA RODADA

O melhor, no entanto, estava reservado para a última rodada. Até então, terceira colocada, Pâmela Rosa arrebentou em sua quinta tentativa com um big spin rockslide e somou 6,57, assumindo a vice-liderança com 17,19. Rayssa Leal, então, entrou na pista garantida na primeira colocação e, mesmo assim, deu show. A Fadinha acertou um frontside hurricane e conseguiu a melhor nota do dia ao somar 6,84 e fechar a semifinal na liderança com 19,74.

As oito classificadas para a final disputaram a segunda bateria da semifinal. Carla Karolina, melhor colocada da primeira com 11,16, acabou ficando de fora por apenas 0,28. A oitava classificada foi a espanhola Natália Muñoz com 11,44.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Skate