Siga o OTD

Skate

Brasil fatura duas pratas e dois bronzes na abertura do X Games

Gui Khury, de apenas 13 anos, conquistou duas pratas, enquanto Rony Gomes e Ítalo Penarrubia foram bronze no primeiro dia do X Games

Gui Khury e Rony Gomes no pódio do vert best trick do X Games
Gui Khury e Rony Gomes no pódio do vert best trick do X Games (X Games)

O fenômeno do skate brasileiro, Gui Khury, de apenas 13 anos, que promete tentar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 na modalidade park, foi a grande estrela do país na abertura do X Games, na Califórnia. O jovem atleta conquistou duas medalhas de prata no vert e no vert best trick (melhor manobra). Além dele, Rony Gomes foi bronze no vert best trick e Ítalo Penarrubia ficou em terceiro lugar no megapark.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A primeira disputa do dia foi o vert. Gui Khury era o mais novo entre todos os dez participantes. Um deles, Bucky Lasek, que terminou em quinto lugar, tem 49 anos, 36 a mais do que o garoto, que, mais uma vez, não se intimidou entre os mais velhos e faturou a medalha de prata, perdendo apenas para o campeão Jimmy Wilkins. Outro brasileiro na prova, Rony Gomes terminou na oitava colocação.

Na segunda prova desta quarta-feira, Gui Khury fez dobradinha no pódio com Rony Gomes. Os brasileiros terminaram, respectivamente, com a medalha de prata e a de bronze. Os dois só ficaram atrás do campeão, que foi o dono da casa Elliot Sloan.

Para completar a participação no primeiro dia do X Games, três brasileiros competiram no megapark. Gui Khury terminou a primeira rodada na liderança, mas aos poucos foi sendo ultrapassado, mas se manteve no pódio até a última volta, quando perdeu o terceiro lugar para o compatriota Ítalo Penarrubia, que deixou o skatista de 13 anos em quarto e Rony Gomes em quinto. O campeão foi o francês Edouard Damestoy, seguido por Elliot Sloan, que ficou com a medalha de prata.

As medalhas desta quarta-feira aumentam o retrospecto positivo dos brasileiros nas disputas do X Games. No último evento, realizado em abril deste ano, no Japão, o país conseguiu três pódios. Rayssa Leal levou o ouro no street. Gui Khury conquistou o bronze no Vertical e ainda levou a prata na prova de Best Trick (melhor manobra) da modalidade.

Em 2021, Gui Khury se tornou, aos 12 anos, o skatista mais novo a conquistar uma medalha de ouro no evento ao acertar, também pela primeira vez na história, um 1080º em uma prova de Vertical (categoria Best Trick). Já em abril, aos 13 anos e 4 meses, o skatista se tornou o mais jovem medalhista de uma prova de Vertical da competição.

O skate brasileiro volta a ser protagonista dos X Games 2022 no sábado (23), às 18h, com Kelvin Hoefler (2 ouros, 1 prata e 2 bronzes) e Carlos Ribeiro no Street e, a partir das 19h30, com Felipe Nunes na prova de melhor manobra do Street masculino.

No domingo (24), Rayssa Leal (1 ouro) e Pâmela Rosa (2 ouros, 3 pratas e 1 bronze), ambas da Seleção Brasileira, e Leticia Bufoni (6 ouros, 3 pratas e 3 bronzes) estarão nas disputas do Street feminino a partir das 16h.

No último fim de semana, Rayssa Leal, com a primeira colocação, e Pâmela Rosa, com a terceira, mostraram a força do país na etapa de Jacksonville da SLS.

Leticia Bufoni é a recordista de ouros dos X Games no Street e também a mulher com mais medalhas entre todas as modalidades na história das edições de verão dos X Games.

O encerramento da participação brasileira será com Luiz Francisco, da Seleção Brasileira de Skate. Ele estará nas disputas do Park a partir das 18h do domingo.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Skate