Siga o OTD

Skate

Brasil emplaca cinco finalistas na decisão da 2ª etapa da SLS

Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabi Mazzeto disputarão a decisão feminina, enquanto Felipe Gustavo e Lucas Rabelo avançam entre os homens

Rayssa Leal SLS Skate street
(Divulgação/StreetLeague)

Começou nesta sexta-feira (29) no Arizona, nos Estados Unidos, a segunda das três etapas previstas da Street League Skateboarding, um dos principais eventos de toda a modalidade do skate street. Ao final do primeiro dia em Lake Havasu, o Brasil garantiu 5 skatistas nas decisões dos dois naipes. Entre as mulheres, Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabriela Mazzeto se classificaram, enquanto Felipe Gustavo e Lucas Rabelo confirmaram a vaga no masculino. As finais acontecem neste sábado (30), a partir das 16h.

O dia no Arizona começou com as semifinais femininas, em que cinco brasileiras integravam o total de 12 skatistas que brigavam por uma vaga na grande final. Delas, três confirmaram a classificação: Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabriela Mazzeto.

+ Perto da 2ª etapa da SLS, Leticia Bufoni ressalta avanço do skate feminino

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Rayssa Leal voltou a apresentar um ótimo nível e fechou o dia com a maior nota da classificatória, com 15.5 pontos. A segunda melhor colocada também foi brasileira, com Pâmela Rosa. Totalmente recuperada da lesão que a atrapalhou em Tóquio, a atleta somou 14.6 pontos. Já Gabriela Mazzeto surpreendeu. Retornando de um longo período sem competir por conta de uma licença maternidade, a skatista mostrou logo de cara um nível muito alto e cravou a sua vaga com um 12.9, na sétima colocação.

Além do trio, o Brasil teve outras duas concorrentes que acabaram não se classificando: Letícia Bufoni e Marina Gabriela. Campeã mundial e multivencedora de XGames, Bufoni ficou na 10º colocação com 7.2 pontos, enquanto Marina Gabriela fechou o dia na 12º posição, com 5.7.

Felipe Gustavo e Lucas Rabelo conseguem classificação

Entre os homens, o Brasil foi representado por sete concorrentes incluídos entre os 26 participantes na luta pelas oito vagas na decisão. Foram eles: Felipe Gustavo, Lucas Rabelo, Kelvin Hoefler, Carlos Ribeiro, Luan Oliveira, Tiago Lemos e Filipe Mota. Dessa lista, os dois primeiros carimbaram a classificação.

+ Kelvin Hoefler é anunciado como influenciador de equipe de esports

Pâmela Rosa  Felipe Gustavo skate
Felipe Gustavo teve a manobra individual com maior nota do dia (Gaspar Nóbrega/COB/arquivo)

Representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Felipe Gustavo teve uma classificatória impecável. Dono da maior nota individual do dia, com um 9.3 em sua última manobra, o atleta fechou a disputa com um 25.3, fechando a classificatória com a segunda colocação. Já Lucas Rabelo fechou a disputa na sétima colocação, com um total de 23. pontos somados.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Dentre os desclassificados, chama a atenção o nome de Kelvin Hoefler. Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o atleta não teve um dia feliz e acabou sofrendo três quedas nas manobras individuais, deixando o brasileiro apenas na 20ª colocação, com 12.7 no total. Está é a segunda vez, desde 2017, que o medalhista olímpico ficou de fora da final.

Formato do torneio

O formato do campeonato funciona da seguinte forma: a skatista começa com uma volta de 45 segundos em que precisa explorar toda a pista e seus obstáculos. Na sequência, quatro manobras são apresentadas e as três melhores notas são somadas para a classificação final.

Mais em Skate