Siga o OTD

Skate

Principais nomes do Brasil estão confirmados no STU National

Competição abre o calendário e o ranking brasileiro em 2021, além de contar pontos para a corrida olímpica

Rayssa Leal - Brasileiro de Street - STU Qualifying Series
Rayssa Leal será um dos principais nomes no STU National, a partir desta quinta-feira (Instagram/skatetotalurbe)

Grandes nomes do skate mundial, das modalidades Street e Park, já estão se preparando para voltar para as pistas. A partir desta quinta-feira (21) e até domingo (24), o STU National será realizado no skatepark Altair Guidi, em Criciúma. A competição abre o calendário do skate brasileiro e também será a primeira contando pontos para o ranking que definirá os participantes nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

De acordo com as normas estabelecidas pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate) e pela World Skate (WS), será a segunda janela de pontuação da corrida olímpica. No domingo, as finais serão transmitidas pela “TV Globo”, durante o programa “Esporte Espetacular”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Luiz Francisco, o Luizinho, é o atual segundo no ranking pré-olímpico na modalidade skate park e o brasileiro mais bem colocado na lista mundial. Aos 20 anos, o paulista de Lorena fala sobre o retorno às pistas. “Estou muito feliz pelos eventos estarem voltando. Estou voltando de lesão e vou andar de skate muito feliz nesta etapa do STU”, comemora Luizinho. 

Entre as mulheres, Dora Varella é a brasileira que mais se destaca no ranking pré-olímpico da modalidade. Atualmente ela está em sexto lugar e animada por poder competir ainda este mês. “É muito bom começar o ano com uma competição, em uma pista de alto nível, depois de tanto tempo sem campeonatos”, afirma a skatista.

Além dos nomes já citados, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Victoria Bassi, Emily Antunes, Camila Borges, Pedro Quintas, Pedro Barros, Matheus Hiroshi, Murilo Peres, Luigi Cini, e Italo Penarrubia também estão entre os confirmados para a disputa da modalidade Park.

Disputa forte no street

No skate street, as skatistas brasileiras são destaque no ranking pré-olímpico. Em segundo lugar na classificação, Rayssa Leal é a caçula da seleção brasileira e nome confirmado no STU National. Na disputa masculina, Lucas Rabelo e Felipe Gustavo vão representar os brasileiros que integram o ranking pré-olímpico.

Skate
Lucas Rabelo volta de lesão mas está confiante para sua participação no STU (Paulo Macedo/Divulgação)

Cearense de 22 anos, Rabelo tem altas expectativas para a competição. “Além da importância natural do STU, que é o maior campeonato de skate do Brasil, ainda terá pontuação válida para a classificação olímpica. Fiquei de fora da última etapa em São Paulo em função de uma lesão no tornozelo. Mas fiz tratamento durante as festas de final de ano e pisei no skate novamente no sábado (16). Estou fazendo o meu máximo para chegar pronto para competir em alto nível”, explica.

João Lucas Alves (o “Xuxu”), Lucas Xaparral, Luiz Marchiori Neto, Patrik Mazzuchini, Ariadne Souza, Karen Feitosa, Virginia Fortes e Jessica Hoefler também estão confirmados para esta etapa no street.

Mais em Skate