Siga o OTD

Skate

CBSk anuncia 22 atletas na briga por vagas para Tóquio

Equipe de selecionados agora conta com 22 atletas que buscam as vagas na Olimpíada

CBSK Pamela Rosa Skatista Campeã Mundial Tóquio 2021
Pamela Rosa faz parte da seleção brasileira gerida pela CBSK (Julio Detefon/CBSk)

A CBSK (Confederação Brasileira de Skate) anunciou na última quinta-feira (11) a manutenção de todo o selecionado nacional para a sequência das classificatórias olímpicas. Além disso, Lucas Rabelo está de volta à seleção brasileira, que agora conta com 22 atletas. O anúncio aconteceu em reunião on-line que contou com a presença dos skatistas da seleção, membros da diretoria e da comissão técnica da CBSk.

+Pedro Barros e Murilo Peres manobram pelas obras de Niemeyer

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Como o encerramento das classificatórias para as Olimpíadas aconteceria em maio, o orçamento da seleção em 2020 tinha previsão para 12 atletas de junho até dezembro. Número que é nosso limite e também meta de classificados para Tóquio. Tivemos que reestruturar nosso planejamento, mas conseguimos manter toda a estrutura da seleção, que ainda ganhou mais um membro. Com certeza é uma vitória importante para o skate brasileiro. A próxima etapa agora é retomar o planejamento individualizado de cada integrante da seleção”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

Sem previsão de volta dos torneios

Lucas Rabelo abriu a segunda janela classificatória para Tóquio com o terceiro lugar do pódio no Oi STU Open, em novembro de 2019, no Rio de Janeiro. O resultado colocou o skatista no top 20 do ranking mundial. “O adiamento das Olimpíadas abriu um novo ciclo para a Seleção Brasileira. Por ser mais do que justo, a posição do Lucas Rabelo no ranking permitiu o retorno dele”, completa Eduardo Musa.

Após o Oi STU Open, todas as competições previstas para o primeiro semestre de 2020 foram suspensas pela World Skate. A entidade máxima do skate no mundo segue monitorando a Covid-19 para dar início à retomada dos eventos.

Ainda não há previsão de retorno, mas a entidade já comunicou que um eventual calendário de disputas será anunciado com 60 dias de antecedência do primeiro evento.

Lucas Rabelo ingressou na seleção durante a pandemia Foto: Paulo Macedo

Confira os integrantes da seleção brasileira de skate:

Park feminino – Dora Varella, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Victoria Bassi e Leticia Gonçalves;

Park masculino – Luizinho Francisco, Pedro Barros, Pedro Quintas, Mateus Hiroshi, Murilo Peres e Héricles Fagundes;

Street feminino – Pamela Rosa, Rayssa Leal, Leticia Bufoni, Gabriela Mazetto, Virginia Fortes Aguas e Isabelly Ávila;

Street masculino – Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna, Carlos Ribeiro, Felipe Gustavo e Lucas Rabelo. 

Seleção Brasileira

Para a preparação e participação das disputas sancionadas pela World Skate como classificatórias para a corrida olímpica, os integrantes da Seleção Brasileira de Skate recebem auxílio atleta mensal e contam com suporte médico, psicológico e de fisioterapia. Os recursos para esse apoio são repassados à CBSk pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) por meio da Lei Agnelo/Piva. 

Comissão técnica da CBSk

Integram a comissão técnica da CBSk a gerente de Esportes Tatiana Lobo, o supervisor de Esportes Edson Scander, os consultores técnicos Edgard Pereira Vovô (Park) e Rogério Mancha (Street), o coordenador técnico Julio Detefon, os fisioterapeutas Alison Paz e Carlos Barreto, o médico Maurício Zenaide e a psicóloga Juliane Fechio.

Mais em Skate