Siga o OTD

Skate

STU Open terá os principais nomes do Skate nacional

Todos os atletas da seleção brasileira virão para a principal competição do país, que será disputada nesta próxima semana no Rio de Janeiro

O Skate Total Urbe (STU) Open promete fortes grande disputa na remodelada pista de Street e na novíssima pista de Park da Praça Duó, no Rio. A competição acontecerá entre os dias 14 e 18 de novembro. O maior evento de skate da América Latina contará com toda a seleção brasileira de skate. Além dos destaques, estão outros importantes nomes do cenário nacional e estrangeiros das modalidades Park e Street.

Nos cinco dias de competição, os treinos oficiais serão na quarta e quinta-feira (14 e 15); já na sexta e sábado (16 e 17) serão disputados o STU Latin America e as semifinais; e no domingo (18) as finais.

Antes do Open, aconteceram as etapas do STU Qualifying Series, que é o principal circuito de skate Street e Park do Brasil. Quando criado, a ideia foi fazer com que o país tivesse um calendário competitivo. A etapa do STU Open contará com pontuação dobrada para o ranking nacional. Assim, os três melhores do ranking de cada modalidade e naipe, juntamente com um selecionado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), formarão a Seleção Brasileira de Skate em 2019.

Park

No Park, os líderes do ranking brasileiro Yndiara Asp e Pedro Quintas já estão confirmados. Além deles, Pedro Barros, heptacampeão mundial e que conquistou o primeiro título mundial na categoria Park, na China. Luizinho Mariano, Isadora Pacheco, Murilo Peres, Alex Sorgente e Tommy Finn também estarão em ação.

“Estou muito animada para a final do STU Open. Ansiosa para andar na pista nova, que estão construindo para o evento. Durante o ano todo participamos das etapas qualificatórias, foram todas muito boas, e agora vai ter a grande final que com certeza vai ser melhor ainda. É irado ver o cenário do skate brasileiro evoluindo junto com o alto nível dos skatistas. Vamos com tudo para essa final no RJ que vai ser animal”, disse Yndiara.

Street

No Street, Leticia Bufoni, ganhadora de sete medalhas nos X Games, sendo três ouros, duas pratas e dois bronzes; Kelvin Hoefler, pentacampeão mundial de Street pela World Cup Skateboarding (WCS), campeão da Street League Skateboarding (SLS) e campeão do X Games; Felipe Gustavo, vice-campeão do Tampa PRO 2018 e skatista da Street League Skateboarding (SLS); Pâmela Rosa, líder do ranking brasileiro, além de bicampeã mundial da World Cup Skateboarding, dona de quatro medalhas nos X Games, sendo dois ouros e duas pratas, estarão com o skate no pé no Rio de Janeiro.

“Eu estou muito empolgado para o STU Open. Além dos atletas internacionais, temos um nível muito alto aqui no Brasil, o que eleva muito o nível do nosso skate. Já tivemos a confirmação de importantes nomes, o que já favorece muito a competição. A pista também passou por uma pequena reforma, é uma pista grande, deve fazer calor no Rio de Janeiro, então temos que nos preparar muito bem. De resto é colocar o skate no pé e executar o que venho treinando. Vai ser um evento muito importante pra definição da seleção brasileira”, disse Kelvin Hoefler.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Skate