Siga o OTD

Basquete

Atletas se unem por projetos sociais a favor do esporte

Serginho Escadinha, Mauro Menezes, Ana Moser, Bob Burnquist, Marcelinho Machado e Flávio Canto se unem em projetos que incentivam a prática do esporte.

Atletas se unem por projetos sociais a favor do esporte
Querô Filmes

Serginho Escadinha, Mauro Menezes, Ana Moser, Bob Burnquist, Marcelinho Machado e Flávio Canto. Vôlei, tênis, skate, basquete e judô unidos por um único objetivo: mudar a vida das pessoas através do esporte. Estes seis atletas se juntaram à BV, marca de Varejo do Banco Votorantim, na criação e auxilio de projetos que visam utilizar o esporte como principal ferramenta de inclusão social.

Ao todo, são seis projetos que buscam incentivar a prática esportiva em escolas públicas e comunidades carentes do Brasil. O apoio financeiro para cada um dos projetos totalizou um montante de cerca de 10 milhões de reais, divididos igualmente, referentes ao primeiro ciclo, de dois anos.

Conheça o projeto de cada atleta:

Serginho

Bicampeão olímpico e maior líbero da história do vôlei brasileiro, Serginho criou o Instituto Serginho 10. Divulgando e disseminando o esporte, o projeto contará com uma unidade sede em Guarulhos, com capacidade para o atendimento de mais de 1.100 pessoas. A atuação da entidade será baseada em três pilares: prática do vôlei, formação de profissionais e apoio a projetos da mesma natureza.

“O voleibol me deu muita coisa, e acho que está na hora de eu retribuir tudo isso. Eu seria muito egoísta se todos esses ensinamentos e essas histórias olímpicas, por conta dos quatro jogos, ficassem só para mim. Está na hora de eu passar isso para todas as pessoas”, considerou Serginho.

Mauro Menezes

Um dos maiores duplistas do tênis brasileiro, Mauro Menezes idealizou o Instituto Próxima Geração, projeto voltado a criar oportunidades no tênis. O instituto atende 64 crianças e adolescentes, além de auxiliar no treinamento de quatro profissionais de alto rendimento do esporte. Mesmo que ainda esteja na fase inicial, o projeto já conta com duas quadras e um espaço equipado ideal para a prática do tênis.

“É um projeto lindo, e eu estou realmente apaixonado por ele. Temos uma estrutura e uma equipe muito bacana. Temos professores, nutricionistas e fazemos também o trabalho de psicologia esportiva. Temos um sistema de ensino muito legal, que está embasado em projeções”, contou Mauro.

Ana Moser

Dona de 13 medalhas pela Seleção Brasileira de vôlei feminino, dois campeonatos mundiais de clubes e 11 premiações individuais, Ana Moser criou o Instituto Esporte & Educação (IEE) em 2001. Até hoje, foram mais de 3,1 milhões de crianças e jovens atendidos, além de mais de 40 mil professores formados em todo o Brasil. O projeto tem como objetivo a inclusão, atuando com crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas.

Como profissional mais experiente, Ana dará um suporte de mentoria para os demais projetos da plataforma. “É uma rede, cada um entra com o que tem de melhor para dar. Cada um de nós tem sua ideia, motivação e histórico. Ninguém segue receita de bolo, todo mundo está colocando seu coração. Vamos trocar experiências, cada um no seu setor e com sua demanda”, explicou Ana.

Bob Burnquist

Skatista com o maior número de medalhas da história do X Games, Bob Burnquist desenvolveu o Burnkit, que tem como objetivo ampliar a prática esportiva, promovendo o desenvolvimento pessoal e a cidadania. Além disso, o projeto busca novas propostas para a utilização de espaços urbanos, atendendo aos públicos jovem e infantil. A proposta irá produzir e instalar 10 kits modulares em escolas públicas e reformar quatro pistas públicas de skate pelo Brasil, como forma de incentivo para novos profissionais, uma vez que o esporte estará pela primeira vez nas Olimpíadas de 2020.

“É uma honra muito grande fazer parte dessa família e ter essa oportunidade. O skate é muito recente, e os outros esportes que estão aqui são mais tradicionais. Ter essa oportunidade é uma maneira de a gente poder difundir o esporte”, avaliou Bob.

Marcelinho Machado

Tricampeão dos Jogos Pan-Americanos e Bicampeão da Copa América com a Seleção Brasileira, Marcelinho Machado idealizou o M4 nas Escolas, que tem o papel de incentivar a prática do basquete por meio de aulas gratuitas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. A proposta do M4 (4 é o número que Marcelinho sempre jogou) alia a técnica exclusiva do esporte aos valores fundamentais para a formação de crianças e adolescentes.

“Esse projeto começou na minha cabeça em 2012, sempre tive esse sonho de poder devolver tudo o que o esporte me proporcionou. Agora, com essa parceria, consegui tirar do papel esse sonho e me sinto muito honrado. A gente quer, com esse projeto, transformar a vida de crianças”, afirmou Marcelinho.

Flávio Canto

Medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas em 2004 e atualmente apresentador e comentarista esportivo, Flávio Canto criou o Instituto Reação em 2003. O projeto é uma ONG sem fins lucrativos que fomenta o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, atuando em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro. A ideia foi responsável pela descoberta da judoca Rafaela Silva – que se tornou a primeira brasileira campeã Olímpica e Mundial -, também conta com o apoio de amigos de Flávio Canto na mentoria através do esporte. Atende atualmente cerca de 1.300 crianças, em seis polos diferentes de atuação pelo Rio de Janeiro.

“Eles (alunos do projeto) me falavam: ‘como eu vou sonhar grande se você tem uma história diferente da minha?’. Mas nós passamos a ter histórias incríveis de transformação. Nós lutamos contra a falta de oportunidades na largada”, refletiu Flávio.

Mais em Basquete