Siga o OTD

Seleção Brasileira

Atletismo reúne destaques da nova geração e estrelas da marcha no Troféu Brasil

Troféu Brasil, que acontece neste final de semana em São Bernardo do Campo (SP), terá entre outros, boas promessas da nova safra e duas estrelas brasileiras na marcha atlética

Principal competição de clubes do atletismo brasileiro, o Troféu Brasil 2017 acontece neste final de semana, em São Bernardo do Campo (SP). Além de acompanhar estrelas como o campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz, e Darlan Romani, recordista sul-americano do arremesso do peso, o torneio também permitirá ao torcedor ver de perto alguns dos destaques da nova geração e nomes fortes da marcha atlética, todos já classificados para o Mundial de Londres, marcado para agosto.

No último sábado (3), durante o GP Brasil, também em São Bernardo, a geração sub-23 deu o ar da graça. Vitória Rosa, de 21 anos, assegurou sua vaga na delegação que vai ao Mundial nos 200 m, ao alcançar a melhor marca de sua vida (23s09). No Troféu Brasil, ela competirá pelos 200 m no sábado (16h). Integrante do clube B3 (antigo BM&F), Vitória completou a sequência de bons resultados de outros dois colegas de clube: Thiago André e Núbia Soares.

Vencedor da prova da Milha (não olímpica) na etapa da Liga Diamente em Eugene (EUA), Thiago André, de 21 anos, é apontado como a grande esperança do Brasil para as provas de meio fundo. Nos 800 m, obteve a vaga para o Mundial ainda em março, com 1min45s65, 25 centésimos abaixo do índice exigido. Na última sexta-feira, ele cravou também o índice nos 1.500 m, de forma especial. A marca de 3min35s28 é o novo recorde sul-americano sub-23, superando os 3min35s70 de Joaquim Cruz, em vigor desde 1985.

Thiago André entrará na pista no sábado pela manhã (9h30), para a final dos 1.500 m, e sábado à tarde (16h30), para a semifinal dos 800 m. Se avançar à final, será no domingo à tarde (16h30).

Outra novata que vai ao Mundial e competirá no Troféu Brasil é Núbia Soares, também de 21 anos. Ex-jogadora de handebol, Núbia assegurou sua classificação com a marca de 14,35 m em uma competição disputada em abril. Ela já tem no currículo a experiência de ter disputado a Olimpíada Rio-2016, quando não passou na qualificação, ficando em 12º lugar em seu grupo, com 13,85m. Sua prova será no domingo à tarde (14h40).

Olímpicos da marcha atlética em ação

O Troféu Brasil também terá a participação de dois destaques na marcha atlética, prova que passou a atrair mais atenção no país após os bons resultados na Olimpíada Rio-2016. Caio Bonfim, quarto colocado nos Jogos Olímpicos na marcha de 20 km, está confirmado para competir em São Bernardo do Campo. No último sábado, Bonfim conseguiu seu melhor resultado no Circuito Mundial de marcha, ao terminar em 6º lugar na etapa de La Coruña. Ele está em 21º lugar do ranking olímpico da Iaaf nesta prova.

Erica Rocha de Sena, sétima colocada na Rio-2016, venceu a etapa de La Coruña e está em 8º lugar no ranking mundial, também está confirmada para participar do Troféu Brasil. As provas da marcha de 20 km serão realizadas no sábado (10), com a largada masculina prevista para às 8h e a feminina programada para às 9h.

VEJA TAMBÉM:

Com grana enxuta, atletismo brasileiro aposta em ‘meritocracia’ para Tóquio-2020
Índice para Mundial, estrela confirmada e patrocínio renovado agiram atletismo
Caio Bonfim pode ser a boa surpresa do atletismo brasileiro em 2017
O ousado plano para fazer Thiago Braz recordista mundial do salto com vara

Mais em Seleção Brasileira