Siga o OTD

Seleção Brasileira

Com mais três vagas na Rio-2016, Brasil alcança recorde na luta feminina

Aline Silva, Gilda Oliveira, Laís Nunes e Joice Silva: Brasil terá quatro vagas na luta feminina na Rio 2016 (Crédito: Divulgação)

Aline Silva, Gilda Oliveira, Laís Nunes e Joice Silva: Brasil terá quatro vagas na luta feminina na Rio 2016 (Crédito: Divulgação)

O primeiro dia de disputas do Pré-Olímpico das Américas de luta olímpica foi extremamente feliz para o Brasil. Nas disputas ocorridas na tarde desta sexta-feira, três lutadoras asseguraram presença nas finais de suas respectivas categorias e, de quebra, faturaram vagas aos Jogos Rio-2016 na modalidade. Além disso, assegurou um recorde em Olimpíadas para as mulheres da luta, com quatro participantes em uma única edição.

O torneio, que está sendo realizado na cidade de Frisco, no Texas (EUA), começou com a modalidade livre feminina e três brasileiras se classificaram para as finais, que serão realizadas a partir das 20h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira: Joice Silva, na categoria até 58kg; Lais Nunes, nos 63kg; e Gilda Oliveira (69 kg). As vagas, por enquanto, pertencem ao país e dependerá dos critérios da CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) definir quais serão as representantes.

>>> As vagas do Brasil nos Jogos Rio 2016

Até o atual ciclo olímpico, o Brasil havia enviado no máximo dois atletas em uma única edição dos Jogos: Floriano Spiess e Roberto Leitão disputaram em Seul 1988. Neste sábado, o número de atletas pode aumentar com as disputas do estilo livre masculino. As lutas começarão às 13h e as finais estão marcadas para começar às 20h (horário de Brasília).

>>> E mais: Brasil busca vagas na luta olímpica. Acompanhe ao vivo

Além destas três vagas, o Brasil já estava classificado antecipadamente na categoria até 75 kg, esta vaga já definida em nome de Aline Silva, que foi medalha de prata no Mundial de 2014.

Com estas três novas vagas asseguradas, o Brasil já soma 409 atletas assegurados na Olimpíada do Rio. A lista completa você pode conferir neste link ou no post imediatamente anterior do blog, que será constantemente atualizado, à medida que novos atletas ou equipes assegurarem suas classificações.

Mais em Seleção Brasileira