Siga o OTD

Saúde e bem estar

Como alimentação pode ajudar na recuperação muscular pós-treino?

Uma alimentação equilibrada contribui e muito no processo de regeneração muscular

como a alimentação ajuda na recuperação muscular pós-treino?
Alimentos como frutas, verduras e legumes contribuem na recuperação muscular

Uma recuperação muscular eficiente é um fator essencial para uma rotina de atividades físicas, tanto para um atleta profissional quanto para um amador. Nesse processo, um agente essencial que muitas vezes acaba passando despercebido é a alimentação.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Uma alimentação regrada e seguida corretamente contribui e muito nesse processo de regeneração dos músculos, além ser essencial no rendimento físico do atleta e na prevenção de lesões. Para entender um pouco mais da importância deste pilar durante o momento posterior às atividades, o Olímpiada todo dia conversou com a nutricionista Caroline Yoshioka.

“O consumo de nutrientes equilibrado de acordo com a carga de treino dos atletas pode minimizar a fadiga e acelerar a sua recuperação. O potencial fisiológico do atleta também pode ser estimulado através da ingestão apropriada de carboidratos, proteínas e lipídeos, otimizando o aumento de glicogênio e fortalecendo o sistema imune. Cada nutriente é essencial para que o metabolismo energético, processos celulares e síntese hormonal sejam otimizadas. Desse modo, o balanço energético e hidratação se tornam essenciais na vida de um atleta”, explicou.

A profissional listou ainda quais os alimentos ideais para se consumir após realizar uma atividade física visando uma recuperação muscular mais eficiente.

“Pensando de maneira mais ampla com relação à diversas modalidades, é importante se ater à quantidade e qualidade da proteína ingerida. A carne vermelha possui melhor qualidade e biodisponibilidade proteica para síntese. Outros alimentos importantes nesse sentido são as frutas, verduras (principalmente as verdes escuras) e legumes, que responsáveis pela melhora da oxigenação e processos celulares, bem como, por gerar energia para aumento de glicogênio e melhorar interação nutricional”, afirmou.

Veja também: Entenda o que é e quais os benefícios no AminoVITAL

Além da alimentação, existem alguns produtos que também contribuem nesse processo pós atividades físicas. Um dos destaques nesse sentido é o AminoVITAL. Produzido pela Ajinomoto, o sachê do produto é uma fonte de nove aminoácidos essenciais, que trazem uma série de benefícios para o atleta.  

+ COMPRE O AMINOVITAL PELA INTERNE E RECEBA EM CASA

“O aminoVITAL foi elaborado de modo a facilitar a absorção e resposta de cada dos aminoácidos contidos nele. Por isso ele possui maior biodisponibilidade e é consideravelmente efetivo nos processos de recuperação muscular, aumento de massa magra, síntese de força, manutenção do peso (pensando que ele preserva a massa magra durante um período de redução de peso e possui apenas 19kcal/Porção), melhora do reflexo (com a eficácia na recuperação muscular), auxilia na prevenção de lesões, promove melhora nas recuperações inflamatórias além de, ser útil para o retorno de um atleta em período pós operatório (fazendo manutenção e aumento de massa muscular)”, analisou a nutricionista.

O atleta deve consumir um sachê diário do aminoVITAL logo após os exercícios. Existem duas maneiras de utilizá-lo: a primeira é levar o produto diretamente à boca, podendo beber água logo depois, ou dissolver o produto em 200 ml de água. Para adquirir o aminoVITAL basta clicar neste link.

Mais em Saúde e bem estar