Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Rivais na piscina: Gabrielzinho vence chileno em “duelo” por ouros

Gabriel Araújo e o chileno Alberto Abarza brigam por ouros no Parapan, mas cultivam amizade fora da piscina

Alberto Abarza e Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, no pódio dos Jogos Parapan-Americanos
Alberto Abarza e Gabriel Araújo, o Gabrielzinho (Foto: Saulo Cruz/CPB @_saulocruz @ocpboficial)

Em esportes como a natação, os atletas costumam entrar na prova com o objetivo de superar a si mesmos. Diferentemente de outras modalidades, não existem confrontos diretos com os adversários. Contudo, nada impede que exista rivalidade entre os nadadores na piscina.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023

Neste Jogos Parapan-Americanos, Gabriel Araújo e o chileno Alberto Abarza chegaram como os principais favoritos nas principais provas da classe S2. Os dois já haviam dividido ouros em Lima-2019, mas, nesta edição, o brasileiro levou a melhor em todas as finais.

“Estou muito feliz. Foi uma semana muito boa. Várias competições. Um pouco cansativo, mas consegui obter os melhores resultados. Então, estou muito feliz”, comemorou Gabrielzinho. Em todos os ouros que conquistou, o mineiro conseguiu bater o recorde parapan-americano.

Rivalidade só na piscina

Alberto Abarza, “rival” de Gabriel, é simplesmente o maior medalhista da história do esporte chileno nos Jogos Parapan-Americanos com nove medalhas conquistadas até agora. Além do Parapan, o nadador soma ainda pódios em Campeonatos Mundiais de natação paralímpica, assim como na Paralimpíada de Tóquio-2020. Por isso tudo, foi escolhido como embaixador dos Jogos e acendeu a pira na cerimônia de abertura.

Alberto Abarza recebe tocha do Parapan na cerimônia de abertura
Alberto Abarza recebe tocha do Parapan na cerimônia de abertura(Foto: Washington Alves/CPB)

Se engana quem pensa que Gabriel Araújo e Alberto Abarza deixam a rivalidade das provas afetar suas relações. Muito pelo contrário, o brasileiro e o chileno são grandes amigos. Além disso, Gabriel enxerga o rival como uma referência. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“O Alberto (Abarza) é um grande amigo. Somos adversários somente na piscina. Então, assim, fora dela, é um parceiro. Minha família tem um contato com a família dele. A gente é bem próximo. Então, queria mandar um grande abraço para ele, que é referência”, revelou Gabrielzinho.  

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia