Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Gêmeas Carneiro dividem pódio e batem recorde no Parapan

Reprisando Lima-2019 e o Mundial de deste ano, Beatriz e Débora Carneiro protagonizaram a decisão dos 100m peito SB14 em Santiago

Beatriz Carneiro e Débora Carneiro com medalhas do Parapan
Débora e Beatriz repetiram dobradinha feita no Mundial deste ano, mas com posições invertidas (Arquivo: Douglas Magno/CPB)

A sessão da tarde do terceiro dia de finais da natação do Jogos Parapan-Americanos reservou uma das finais mais acirradas. Reprisando o que aconteceu em Lima-2019 e no Campeonato Mundial de 2023, as irmãs gêmeas Beatriz e Débora Carneiro protagonizaram a decisão dos 100m peito SB14. Assim como no nascimento, as duas chegaram juntas à borda da piscina e a diferença da primeira para a segunda foi mínima.  

+Quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023

O tempo das duas também mereceu destaque. Ambas nadaram abaixo dos 1min16s33. Anteriormente, no Parapan de Lima-19, Débora havia feito essa marca e conquistado o ouro da prova, assim como estabelecido o recorde da competição. Enquanto isso, Beatriz conseguiu a prata chegando logo depois. Além disso, vale destacar que, naquela oportunidade, as duas eram estreantes no evento.

Beatriz Carneiro na piscina durante treinamento
Beatriz Carneiro (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

“Finalmente esse 1min14s veio. Eu estava muito ansiosa para essa prova. No almoço, estava muito acelerada, mas agora a adrenalina já baixou. Estou muito feliz, mas a ficha ainda não caiu”, disse Beatriz Carneiro. Após a prova, a nadadora se emocionou bastante à beira da piscina e ganhou consolo da irmã.

Sempre juntas

Demonstrando muita felicidade pela conquista da irmã, Débora brincou com a reta final da prova e pareceu mais preocupada com o seu tempo. Além disso, também revelou uma crise de ansiedade antes de nadar. Contudo, nada disso pode atrapalhar a felicidade com o resultado obtido. 

Débora sorri no palco de premiação dos Parapan de Santiago-2023
Débora Carneiro (Foto: Saulo Cruz/CPB)

“No final, foi por pouquinho, quase que eu pego o ouro, mas eu fiz um 1min15s02. Então, foi ótimo meu tempo. No almoço, fiquei um pouco mais nervosa que ela, mais ansiosa. Comecei a ter crise, comecei… Nossa! Mas gostei do meu tempo. Meu coach trabalhou muito em cima disso e estou muito feliz com o resultado”, disse Débora Carneiro.

Primeiro ouro

Em agosto deste ano, as duas voltaram a disputar o ouro. No Campeonato Mundial de natação paralímpica em Manchester, Débora levou a melhor novamente com 1m15s10 e conquistou a medalha de ouro. Mais uma vez, Beatriz ficou com a prata por uma diferença mínima: 1m15s72.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No Parapan de Santiago, os papéis se inverteram. Quem ganhou a prova foi Beatriz, cuja a última vez que chegou à frente da irmã em um grande evento esportivo foi nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Naquela ocasião, a diferença ficou em dois centésimos de segundo. Nesta segunda-feira (20), a vitória veio com quatro centésimos, 1min14s98 contra 1min15s02. 

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia