Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Oito brasileiros irão disputar o mata-mata na bocha nesta terça

Superando a fase de grupos, oito atletas do Brasil irão representar o país na etapa decisiva do Parapan de Santiago

Evani Calado no Challenger de Zagreb de bocha mas
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Depois de mais um longo dia de disputa da bocha paralímpica no Parapan de Santiago, oito brasileiros se encaminharam para a etapa de mata-mata da modalidade, que se inicia nesta terça-feira (21). Assim, os duelos decisivos estão marcados para começar a partir das 10h40, no horário de Brasília-DF.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No masculino, Eliseu dos Santos (BC4), Iuri Saraiva (BC2), José Chagas (BC1), Maciel Santos (BC2) e Mateus Carvalho (BC3) serão os representantes do Brasil na fase seguinte da competição. Entre as mulheres, Evani Calado (BC3), Evelyn Oliveira (BC3) e Josiane Batista (BC4) são as brasileiras presentes no mata-mata. Além disso, Andreza de Oliviera disputará sua segunda partida na chave BC1 feminina, em uma categoria que acontece apenas em um grupo único. O duelo será contra Ailen Flores, da Argentina, às 9h30.

Confrontos dos brasileiros nesta segunda-feira (20)

Feminino

No grupo A da classe BC3, Evelyn Oliveira passou por cima da estadunidense Natalie Chastain e venceu a partida por 14 a 0. Mais tarde, ela derrotou Joëlle Guérett, do Canadá, pelo placar de 8 a 1. Dessa forma, Evelyn se classificou diretamente à semifinal, onde poderá enfrentar a compatriota Evani Calado, que avançou em segundo lugar da chave B e irá encarar a peruana Niurka Callupe na etapa de playoffs.

Já no BC4, Josiane Batista bateu Isis Calderón, da Argentina, por 10 a 0 e também garantiu seu lugar no mata-mata. Ela medirá forças com a chilena Alfonsina Urrejola na disputa dos playoffs.

Masculino

Entre os homens, na chave BC1 da bocha, José Chagas acabou derrotado por Omar Hayward, de Bermuda, mas conseguiu se classificar para a semifinal do Parapan. Assim, nesta terça-feira (21), ele enfrentará o mexicano Eduardo Sánchez. Do mesmo modo, no BC2, Maciel Santos derrotou o argentino Jonatan Aquino por 3 a 2 e também garantiu seu lugar na semi da sua classe. Poe outro lado, Iuri Saraiva perdeu para Dubier Paredes, do México, e terá que competir na etapa de playoffs.

No BC3, Mateus Carvalho triunfou sobre o mexicano Raul Lopez pelo placar de 11 a 0 e avançou para a semifinal. Agora, o brasileira jogará contra o colombiano Jesus Romero. Por fim, no BC4, Eliseu dos Santos venceu Edgar Mora, do México, e Iulian Ciobanu, do Canadá, e passou para a fase de playoffs, onde enfrentará o canadense Marco Dispaltro.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia