Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil já garante dez medalhas no tênis de mesa do Parapan

Antes mesmo da abertura, dez mesa-tenistas brasileiros avançam para as semifinais e já garantem medalha no Parapan

Paulo Salmin em ação no Parapan de Santiago-2023 (Douglas Magno/CPB)
(Foto: Douglas Magno/CPB)

O primeiro dia de disputas do tênis de mesa nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023 reforçou o status de potência do Brasil na modalidade. Com 41 vitórias em um único dia, dez atletas encaminharam nesta quinta-feira (16) as suas presenças nas semifinais de suas classes e, assim, já asseguraram uma medalha na competição. São os casos de Lucas Arabian (classe 5), Israel Stroh e Paulo Salmin (classe 7), Luiz Manara (classe 8), Sophia Kelmer (classe 8), Lucas Carvalho (classe 9), Danielle Rauen, Allana Maschio e Jennyfer Parinos (classes 9-10) e Thiago Gomes (classe 11).

Como não há disputa de terceiro lugar, quem perde na semifinal garante ao menos uma medalha de bronze. O paulista Paulo Salmin, da classe 7, largou na competição com três vitórias por 3 sets a 0: sobre o colombiano Miguel Castro, o argentino Alesky Kaniuka e o panamenho Francisco Cordoba. Ele avançou de bye nas quartas e já está na semifinal, assim como o compatriota Israel Stroh, que venceu o chileno Claudio Bahamondes e o argentino Luciano Khazandjian. Seus adversários em busca de um lugar na final ainda serão definidos.

Mulheres se destacam

Jennyfer Parinos em ação nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023
Jennyfer venceu três jogos no dia em Santiago-2023 (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Entre as mulheres, destaque para o torneio das classes 9-10, em que Jennyfer Parinos, Danielle Rauen e Allana Maschio se classificaram para a semifinal. Destaque para Jennyfer, que venceu três jogos sem perder sets: passou pela chilena Ailyn Espinoza (3 a 0), pela compatriota Allan Maschio (3 a 1) e pela colombiana Yessica Alzate (3 a 1), nas classes 9-10. Sua adversária será a mexicana Jeanelly Gongora. Dani e Allana se enfrentarão do outro lado da chave.

“Consegui impor meu jogo, apesar de terem sido confrontos bem disputados, equilibrados. Foram três jogos no mesmo dia, mas estamos bem preparados fisicamente. Então, eu procurei trabalhar mais meu aspecto mental, que também foi decisivo nessas partidas”, disse Jennyer Parinos, que foi medalhista de bronze na disputa por equipes dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, ao lado da própria Danielle Rauen e de Bruna Alexandre.

Mais medalhas

Lucas Arabian está garantido na semifinal da classe 5 masculina. Na mesma classe, Cadu Moraes vai à mesa a partir das 10h30 (de Brasília) para tentar conquistar a sua uma medalha com a vaga na próxima fase. Para isso precisa vencer o guatemalteco Gerber Salazar. Um cenário que se repete na classe 8 feminina. Sophia Kelmer já está assegurada na semifinal e com medalha garantida. Enquanto isso, Lethicia Lacerda joga com Anailil Arreola, da Guatemala, pela segunda colocação do Grupo B, às 11h. Um triunfo lhe garante a vaga na semifinal e uma medalha.

Sophia Kelmer com a raquete na mão no tênis de mesa do Parapan de Santiago-2023
Sophia Kelmer disputa seu primeiro Parapan, mas já garantiu medalha (Foto: Cris Mattos/CPB)

Outras medalhas garantidas são e Luiz Manara, na classe 8 masculina, Lucas Carvalho, na classe 9 masculina, e Thiago Gomes, na classe 11 masculina. Todos aguardam a definição dos demais grupos para saber quem enfrentarão. Guilherme Costa e Iranildo Espíndola estão próximos de medalha no grupo único da classe 2. Aline Ferreira (classes 6-7) precisa de uma vitória para ir à semifinal. Já David Freitas (classe 3), Eziquiel Babes (classe 4), Joyce de Oliveira, Marliane Santos, Thais Severo (classes 1-3) e Jean Mashki (classe 8) estão nas quartas de final.

Mais tênis de mesa antes da abertura

Datas e horários das partidas ainda não foram definidas, mas podem acontecer já nesta sexta-feira (17). A sessão matutina do tênis de mesa começa às 10h (horário de Brasília). A cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023 acontecerá pela noite, às 20h30. Além do tênis de mesa, o Brasil contará com atletas em mais 16 modalidades. Ao todo, a delegação verde-amarela conta com 324 atletas.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia