Siga o OTD

Santiago 2023

Escolha para porta-bandeira coroa domínio de Hugo Calderano

Dono de seis ouros, uma prata e um bronze em Jogos Pan-Americanos, Hugo Calderano está invicto desde 2016 em torneios das Américas

Hugo Calderano com a medalha de ouro do torneio de simples dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Wander Roberto/COB

Tricampeão do torneio individual dos Jogos Pan-Americanos, Hugo Calderano foi escolhido para ser o porta-bandeira ao lado de Nicole Pircio na cerimônia de encerramento de Santiago-2023. Ao longo de três participações em Pans, ele soma oito medalhas, seis de ouro, uma de prata e uma de bronze. Além disso, o brasileiro ostenta uma hegemonia difícil de ver em qualquer modalidade. Ele não perde um jogo numa competição do continente há oito anos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Recebi essa notícia alguns dias atrás. Fiquei muito feliz. Com certeza, vai ser uma honra imensa representar todos os atletas da delegação. Então, vai ser uma emoção muito grande”, comemorou o Hugo Calderano, que venceu todos os confrontos individuais que disputou em Santiago.

Hugo Calderano comemora a vitória na final do tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Wander Roberto/COB

Foram cinco vitórias no torneio de simples e mais oito na disputa por equipes na capital chilena. Em toda a carreira, Hugo Calderano venceu 110 de 112 partidas disputadas em torneios das Américas. Em torneios de simples, a última derrota aconteceu para o equatoriano Alberto Miño na Copa Latino-Americana de 2015, em Havana, por 4 a 0. Por equipes, ele caiu pela última vez diante do argentino Rodrigo Gilabert por 3 a 2 no Campeonato Latino-Americano de 2016, em San Juan.

Para Hugo Calderano, a escolha dele como porta-bandeira dos Jogos Pan-Americanos, é um reconhecimento à hegemonia construída por ele nas Américas ao longo dos anos. “Eu tenho que reconhecer que é um feito muito difícil porque o nível das Américas tem subido muito. Mas com certeza isso (a escolha para ser porta bandeira) me deixa muito feliz. É importante para qualquer atleta saber que as pessoas importantes estão reconhecendo o seu trabalho. Isso dá sentido ao meu trabalho de todo dia e meu sofrimento nos treinamentos”

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Santiago 2023