Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil conquista mais dois bronzes na Nacra 17 e na Snipe

No último dia da vela, o Brasil faturou duas medalhas de bronze nas classes Nacra 17, com Samuel e Gabriela, e na Snipe, com Eduarda e Rafael

Na imagem, embarcação do Brasil na Nacra 17.
Embarcação do Brasil na Nacra 17. Foto: Instagram/ @samuel_albrecht/ @matias_capizzano

O sábado (4) marca o último dia de competições da vela nos Jogos Pan-Americanos e o Brasil faturou mais dois bronzes em Valparaiso. Primeiramente, na classe Nacra 17, com Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino. Quase em simultâneo, o segundo pódio ocorreu na classe Snipe, com Eduarda Santos Lisboa e Rafael Martins.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Na medal race da classe Nacra 17, o Brasil largou brigando pela prata contra os Estados Unidos, já que o ouro estava matematicamente garantido para a Argentina. Canadá e Chile também participaram da regata final sem chances de medalhas. Dessa forma, Brasil e Estados Unidos se marcaram desde de momentos antes da regata iniciar.

Quem chegasse na frente faturava a prata. Assim, a dupla argentina partiu na frente e teve caminho aberto, sem a preocupação da disputa. No fim do percurso, os Estados Unidos acharam a melhor rota de ventos para cruzar a linha em segundo, enquanto o Brasil terminou em terceiro. Os norte-americanos somaram quatro pontos perdidos aos 26 e Samuel e Gabriela somaram seis aos 27. A Argentina ficou com 13, Estados Unidos, 30, e o Brasil, com 33.

Vale ressaltar que a dupla Samuel e Gabriela garantiram vaga olímpica antecipadamente à regada das medalhas.

Segundo bronze

Em paralelo teve a disputa da Snipe, com possibilidades mais em aberto na medal race. Os velejadores do Brasil, Eduarda e Rafael, tinham inclusive uma possibilidade de ouro com uma cominação de resultados. Precisavam terminar duas posições à frente da dupla argentina e que os Estados Unidos não vencesse. Porém, havia combinação que tirava a dupla brasileira do pódio, inclusive.

+Vela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

O que aconteceu na regata foi o quinto lugar do Brasil, mas o terceiro lugar chileno e o quarto uruguaio não foram suficientes para tirar a medalha de bronze. Além disso, a regata teve vitória dos Estados Unidos e o segundo lugar da Argentina.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Então, a classificação final teve Argentina com o ouro, com 26 pontos perdidos, prata para os Estados Unidos, com 30 pontos, e o Brasil com o bronze, com 35 pontos. O Uruguai ficou com 38 e o Chile, 41.

O Brasil ainda teve Bruno Fontes na medal race da ILCA 7, que terminou a regata na quinta colocação, a mesma da classificação geral com 49 pontos perdidos. Por fim, na Lightning, Thomas Summer,Ana Barbachan e Larissa Juk não se classificaram para a medal race e ficaram com a sétima colocação.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023