O sábado (4) marca o último dia de competições da vela nos Jogos Pan-Americanos e o Brasil faturou mais dois bronzes em Valparaiso. Primeiramente, na classe Nacra 17, com Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino. Quase em simultâneo, o segundo pódio ocorreu na classe Snipe, com Eduarda Santos Lisboa e Rafael Martins.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Na medal race da classe Nacra 17, o Brasil largou brigando pela prata contra os Estados Unidos, já que o ouro estava matematicamente garantido para a Argentina. Canadá e Chile também participaram da regata final sem chances de medalhas. Dessa forma, Brasil e Estados Unidos se marcaram desde de momentos antes da regata iniciar.
- Brasil chega na semifinal no feminino em simples e duplas
- Isaquias Queiroz conquista título do Brasileiro no C2 1.000m
- São Paulo domina Corinthians e Paulistano vira contra Franca
- Internacional acerta venda de Priscila ao futebol mexicano
- Sada Cruzeiro vence Praia e chega a três vitórias no Mineiro
Quem chegasse na frente faturava a prata. Assim, a dupla argentina partiu na frente e teve caminho aberto, sem a preocupação da disputa. No fim do percurso, os Estados Unidos acharam a melhor rota de ventos para cruzar a linha em segundo, enquanto o Brasil terminou em terceiro. Os norte-americanos somaram quatro pontos perdidos aos 26 e Samuel e Gabriela somaram seis aos 27. A Argentina ficou com 13, Estados Unidos, 30, e o Brasil, com 33.
Vale ressaltar que a dupla Samuel e Gabriela garantiram vaga olímpica antecipadamente à regada das medalhas.
Segundo bronze
Em paralelo teve a disputa da Snipe, com possibilidades mais em aberto na medal race. Os velejadores do Brasil, Eduarda e Rafael, tinham inclusive uma possibilidade de ouro com uma cominação de resultados. Precisavam terminar duas posições à frente da dupla argentina e que os Estados Unidos não vencesse. Porém, havia combinação que tirava a dupla brasileira do pódio, inclusive.
+Vela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
O que aconteceu na regata foi o quinto lugar do Brasil, mas o terceiro lugar chileno e o quarto uruguaio não foram suficientes para tirar a medalha de bronze. Além disso, a regata teve vitória dos Estados Unidos e o segundo lugar da Argentina.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Então, a classificação final teve Argentina com o ouro, com 26 pontos perdidos, prata para os Estados Unidos, com 30 pontos, e o Brasil com o bronze, com 35 pontos. O Uruguai ficou com 38 e o Chile, 41.
O Brasil ainda teve Bruno Fontes na medal race da ILCA 7, que terminou a regata na quinta colocação, a mesma da classificação geral com 49 pontos perdidos. Por fim, na Lightning, Thomas Summer,Ana Barbachan e Larissa Juk não se classificaram para a medal race e ficaram com a sétima colocação.