Siga o OTD

Santiago 2023

Hidalgo bate bicampeão na arrancada e leva o ouro no triatlo

Miguel Hidalgo vence triatlo no sprint final superando dois rivais, incluindo o mexicano bicampeão Crisanto Grajales

Miguel Hidalgo triatlo ouro medalha de ouro pan jogos pan-americanos santiago 2023
(Gaspar Nóbrega/COB)

Viña del Mar – O brasileiro Miguel Hidalgo conquistou a medalha de ouro no triatlo dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. A vitória veio em uma chegada emocionante, no sprint, batendo ninguém menos que Crisanto Grajales, então bicampeão da prova. O mexicano ficou com o bronze e a prata foi para o estadunidense Matthew Elroy. Hidaldo completou os 1,5 quilômetros da natação, 40 quilômetros de ciclismo e 20 quilômetros de corrida em 1h46min08, apenas um segundo à frente de Elroy e três de Grajales.

É o segundo ouro consecutivo do Brasil no triatlo, já que Luisa Baptista foi campeã no feminino em Lima 2019. Entre os homens, é o terceiro da história. Os outros dois foram com Leandro Macedo, na estreia da modalidade em Jogos Pan, em Mar del Plata 1995, e a outra foi com Reinaldo Colucci em Guadalajara 2011. É, ainda, o quinto no total do Time Brasil, igualando-se aos Estados Unidos como o país com mais vitórias na modalidade. Os norte-americanos, porém, têm duas pratas a mais, seis contra quatro.

Miguel Hidalgo triatlo ouro medalha de ouro pan jogos pan-americanos santiago 2023
(Gaspar Nóbrega/COB)

Agora em Santiago, outros três brasileiros competiram. Manoel Messias, medalhista de prata em Lima 2019, terminou com a nona colocação. Antônio Bravo Neto ficou com o 11º lugar e Kauê Willy encerrou a participação como o 15º melhor. A prova foi realizada na tarde desta quinta-feira (2) pelas ruas de Viña del Mar e nas águas de Playa El Sol. Um pouco antes, pela manhã, teve a disputa feminina com Vittoria Lopes, Djenyfer Arnold e Luisa Baptista. Sábado (4) é dia do revezamento misto.

Dor de garganta, queda e arrancada

Miguel Hidalgo precisou superar alguns problemas inesperados para conquistar a medlaha de ouro. Dois deles antes mesmo de começar a competir. Primeiro ficou dois dias doente, com dor de garganta. Depois, já na linha de largada para a natação, não ouviu o comando dos juízes e, ao ver os adversários saindo, caiu. Levantou e foi para a água, saindo do mar em 11º lugar, quarenta segundos atrás dos líderes.

Miguel Hidalgo triatlo ouro medalha de ouro pan jogos pan-americanos santiago 2023
(Gaspar Nóbrega/COB)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Na transição para o ciclismo, se enrolou com a roupa de borracha que os atletas usaram para nadar por conta do frio, perdeu mais 15 segundos em relação ao líder e despencou para a 16ª posição. Na bike, porém, começou a se recuperar e fechou o ciclismo em quarto lugar. Deu tudo certo na segunda transição e ele cresceu na prova ao começar a corrida. Na segunda volta dela, já estava no pelotão da frente de onde não saiu mais até a arrancada para a vitória.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023