Siga o OTD

Santiago 2023

Vittoria Lopes sente o ouro, mas fica fora do pódio no triatlo

Brasileira vice-campeã em Lima liderou a natação e o ciclismo, chegou a colocar mais de um minuto de frente, mas foi superada na corrida e acabou na oitava colocação. Djenyfer Arnold e Luisa Baptista também competiram

Vittoria Lopes triatlo pan santiago 2023 ouro prata triatlo jogos pan-americanos
(Gaspar Nóbrega/COB)

Viña del Mar – A brasileira Vittoria Lopes chegou perto da medalha de ouro no triatlo no Pan de Santiago 2023, mas acabou fora do pódio. Ela liderou a natação, conseguiu abrir mais de um minuto no cliclismo, porém na corrida foi superada por sete adversárias e ficou com a oitava colocação. Djenyfer Arnold e Luisa Baptista, as outras duas brasileiras na prova, fecharam em nono e 18º lugares, respectivamente. O triatlo do Pan de Santiago ocorre no mar e pelas ruas de Playa El Sol, em Viña del Mar. As provas individuas são nesta quinta-feira (2) e o revezamento é sábado (4).

Assim que deixou a prova, Vittória confirmou que a ideia era escapar na natação e ciclismo e tentar segurar na corrida. “Era essa a estratégia. Estava me sentindo muito bem nas duas primeiras voltas da corrida, mas do nada meu pé congelou, porque eu trabalhei muito duro na bike. Mas, ok, o importante é que as duas primeiras voltas (da corrida) foi dentro do planejado e é cada vez mais afinar os motores”, afirmou. “Sobre o trabalho perante aos Jogos Olímpicos, fico bastante satisfeita com o que fiz. Agora é analisar e continuar no caminho”, acrescentou.

Nado e pedal fortes

Vittoria Lopes, medalhista de prata em Lima 2019, liderou a natação desde as primeiras braçadas e virou na frente já na primeira boia do circuito de 1,5 km. Manteve-se à frente o tempo todo sempre com a mexicana Lizeth Rueda na cola. A brasileira marcou 18min15, mesma marca da rival. Na transição para os 40km de ciclismo ela foi dez segundos mais rápida e começou a abrir vantagem. Na primeira volta do circuito do pedal, a brasileira tinha 19 segundos de frente para Rueda.

Luisa Baptista triatlo pan santiago 2023 ouro prata triatlo jogos pan-americanos
(Gaspar Nóbrega/COB)

+ Entre na Comunidade de Whatsapp do OTD

Djenyfer Arnold foi a segunda do Time Brasil a sair da água, em sétimo lugar, e Luisa Baptista, campeã em Lima 2019, fechou a natação em oitavo. Djenyfer e Luisa, que sofreu com um edema no fêmur na temporada, não começaram bem o ciclismo, perderam posições. Na segunda volta se recuperaram e passavam a formar um bloco de atletas atrás apenas de Vittoria Lopes. Tinham perto de um minuto de atraso para a brasileira que liderava o triatlo feminino do Pan de Santiago. Na quinta volta do pedal, a distância ficou acima de 1min10s, mas voltou a cerca de 60 segundos, vantagem que caiu para menos de 40s na transição para os 10km de corrida.

Djenyfer Arnold triatlo pan santiago 2023 ouro prata triatlo jogos pan-americanos
(Gaspar Nóbrega/COB)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Queda na corrida

Na última modalidade, Lizeth Rueda, mexicana que saiu da água colada em Vittoria, começou a crescer. Passou 17 segundos atrás da brasileira na primeira volta da corrida trazendo com ela a compatriota Rosa Maria Vidal, a colombiana Maria Velasquez Solo e Erica Hawley, de Bermudas. Djenyfer Arnold e Luisa Baptista perderam contato com o bloco da frente. A disputa ficou dramática na segunda volta. Vittoria Lopes seguia na frente, mas com as mexicanas e a colombiana vindo babando atrás. Assim, no meio da segunda volta, as três superaram a brasileira e arrancaram para formar o pódio com Lizeth Rueda em primeiro, Maria Velasquez Solo em segundo e Rosa Maria Vidal em terceiro.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023