Siga o OTD

Santiago 2023

Babi encanta e lidera qualis da Ginástica Rítmica no Pan

Brasileiras estreiam na Ginástica Rítmica em Santiago e se garantem em três finais

(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Começaram as competições da ginástica rítmica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, realizadas no Centro de Esportes Coletivos, em Santiago. Já no primeiro dia de competições, o Brasil ficou na liderança do individual geral, com Bárbara Domingos, que somou 65.200. Na quarta posição, a compatriota Maria Eduarda Alexandre ficou com 64.300. Geovanna Santos, a Jojo, terminou na 7ª colocação, com 59.500.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Início da ginástica rítmica com emoção

Bárbara Domingos se apresentou tanto no arco como na bola sem grandes erros e terminou com 32.000 pontos no primeiro aparelho e 33.200 no segundo. Ela chegou no Pan classificada à Olimpíada e contou como está mais leve para a competição no Chile. “To muito feliz com as minhas séries. Esses Jogos Pan são sendo bem diferentes, já tenho a vaga olímpica, então posso me permitir competir um pouco mais tranquila, mostrar minhas coreografias com mais leveza. O resultado vai ser consequência”, comentou a ginasta com a equipe do Olimpíada Todo Dia.

Maria Eduarda Alexandre, de apenas 16 anos, foi a segunda a se apresentar dentre as 18 ginastas. Com prova muito sólida e segura no arco, a brasileira contagiou o ginásio e recebeu aplausos inclusive de Camila Ferezin e Bruna Martins, técnicas do conjunto. Maria Eduarda levou a nota de 33.550 e não foi superada por ninguém no aparelho. Já na bola, a brasileira cometeu um erro, ao deixar o aparelho escapar. Contudo, a pontuação seguiu alta, com 30.750. Isso foi suficiente para lhe dar a segunda posição.

Maria Eduarda Alexandre lidera as classificatórias do arco no Pan de Santiago. (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

‘O jogo ainda não acabou’

Geovanna Santos não teve um bom começo nos Jogos Pan-Americanos. Jojo derrubou o arco por duas vezes, o que prejudicou a sua pontuação, que foi de apenas 28.650. Mas a brasileira retornou ao tablado para a apresentação na bola e foi impecável, encantou o público e vibrou muito ao final da prova. Ela levou a nota de 30.850 e saiu muito satisfeita com o que mostrou. “Depois da prova de arco eu me disse ‘o jogo ainda não acabou’, e foi isso. Consegui fazer uma série de bola incrível, o público me ajudou muito. Senti só gratidão e realização depois da prova de bola, de ter feito o meu melhor dentro de quadra. A gente treina muito, abdica de bastante coisa, e as vezes a gente não consegue realizar da melhor forma possível. Mas consegui reverter a história e dar meu melhor, e passei pro público que fui feliz dentro de quadra. Isso pra mim não tem preço”, contou emocionada.

Geovanna Santos usa roupa laranja e bege
Geovanna Santos supera prova de arco e dá a volta por cima na bola. (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Classificadas por aparelhos

O primeiro dia além de ter começado a definir as medalhistas do individual geral, também classificaram as atletas para as finais por aparelhos. Bárbara Domingos se garantiu na final tanto da bola como do arco, com a 1ª e 4ª posições, respectivamente. Maria Eduarda Alexandre acompanhará Babi na final de arco, como a melhor classificada, enquanto Jojo vai disputar o ouro na bola, com a quarta melhor nota nas qualificatórias.

Conjunto da ginástica rítmica se apresenta ainda nesta quarta

Ainda na noite desta quarta, o Brasil volta ao tablado com o conjunto para a apresentação de 5 arcos. O quinteto vem com status de favoritismo, já que em 2023 conquistou a vaga olímpica pelo Mundial de Ginástica Rítmica. O grupo também terminou em quarto lugar na prova do aparelho no Mundial. O início da competição de conjunto está previsto paras as 18h30 (horário de Brasília).

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023