Siga o OTD

Santiago 2023

Basquete masculino volta ao Pan com atropelo sobre o México

Após a história ausência em Lima 2019, seleção brasileira recomeça caminhada nos Jogos Pan-Americanos sem dar chances para a zebra na primeira partida em Santiago 2023

Márcio basquete masculino brasil méxico pan jogos pan-americanos santiago 2023
Márcio em uma cravada no duelo contra os mexicanos (Wander Roberto/COB)

Santiago – O Brasil passou sem maiores problemas pela estreia do torneio de basquete masculino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. A equipe marcou 74 a 54 no México na tarde desta terça-feira (31), no Polideportivo 1 do complexo do Estádio Nacional. A seleção retorna ao Pan depois de ficar ausente pela primeira vez na história em Lima 2019. Em Toronto 2015 foi campeã. Vale lembrar que o time feminino sagrou-se em Santiago bicampeã da competição.

A seleção comandada pelo técnico Gustavo de Conti, o Gustavinho, está no Grupo B. Chile e Porto Rico, atual vice-campeão do Pan, completam a chave com somente os dois primeiros avançando para a disputa das medalhas. O próximo compromisso da seleção é contra o Chile, às 20h desta quarta-feira (20), e o duelo contra Porto Rico é no dia seguinte, 17h30. No Grupo A estão a atual campeã Argentina, Venezuela, Panamá e República Dominicana.

Gustavinho entende que não há motivos para a ausência em Lima pesar negativamente agora em Santiago. “Comentamos isso de uma maneira positiva. Não estivemos lá, agora vamos tentar fazer o nosso melhor e tentar retomar pódio, título, medalhas. Estamos muito unidos e imbuídos nisso sem pensar no que aconteceu, mesmo porque a maior parte dos jogadores, eu, não estávamos. Claro, o basquete brasileiro é um só, nos sentimos parte disso, de não ter participado, mas os jogadores não tem de carregar esse peso, nem a comissão técnica, porque não estávamos”, falou, logo após a estreia.

Gabriel Jaú basquete masculino brasil méxico pan jogos pan-americanos santiago 2023
Gabriel Jaú foi o cestinha da partida (Wander Roberto/COB)

Raio X

Brasil e México não contam com as equipes principais no Pan. Dos plantéis que estiveram na Copa do Mundo, há cerca de dois meses, somente cinco jogadores estão em Santiago. Quatro pelo lado mexicano, Fabián Jaimes, Moisés Andriassi, Jorge Camacho e Israel Gutiérrez, e Lucas Dias pelo brasileiro. O Brasil tem, ainda, Felipe Ruivo, que disputou os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, e Reynan, esteve no Mundial sub-19.

Na Copa do Mundo, o México caiu ainda na primeira fase e terminou em 25º na classificação geral. O Brasil chegou até a segunda fase e ficou muito perto de uma vaga nas quartas de final. Encerrou em 13º lugar. As duas equipes disputarão o Pré-Olímpico Mundial do ano que vem, brigando por vagas para os Jogos de Paris 2024. Dos times que disputam o Pan de Santiago, Porto Rico e República Dominicana também estarão no torneio classificatório.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Domínio desde o início

O México abriu 7 a 3 nos primeiros movimentos da partida, mas logo o Brasil fez uma corrida de 8 a 0 e tomou conta do marcador. Em uma bolaça de fora convertida por Lucas Dias, numa bela trama do ataque, a vantagem bateu pela primeira vez nos dois dígitos, 19 a 9. No segundo quarto, os mexicanos reagiram e cortaram para quatro no 21 a 17 também com uma bola do perímetro, de Victor Alvarez. Mas parou por aí e o Brasil voltou a colocar distância ainda na primeira metade da parcial. Didi Louzada impôs a maior vantagem até então, 32 a 19, em mais uma de fora. Dali até o intervalo, a seleção brasileira começou a sumir no placar e foi para o vestiário com 42 a 23 no placar.

Os dois pivôs brasileiros, Lucas Dias e Márcio, foram o destaque nas estatísticas nos primeiros vinte minutos do Brasil na volta ao basquete masculino do Pan. Ambos anotaram 11 pontos cada, somando quatro bolas de três em onze chutadas. Três delas de Lucas Dias, o capitão do time, que ainda pegou cinco rebotes. Gui Deodato anotou oito pontos e deu duas assistências. Didi ajudou cinco pontos e seis rebotes, líder do fundamento no jogo até então.

Sacolada definida

O segundo tempo só deixou mais clara a vantagem física e técnica da seleção brasileira. A distância no placar beirou os 30 pontos sem que os mexicanos conseguissem, de fato, ameaçar de alguma maneira. Como não poderia deixar de ser, Gustavinho aproveitou que não estava difícil e colocou o time para rodar, poupando as principais peças para o restante da competição.

Ao final dos 40 minutos, Gabriel Jaú foi o cestinha com 14 pontos, seguido por Márcio e Gui Deodato com 13. Didi Louzada e Leo Dias marcaram onze cada. Gui destacou-se nas bolas de fora, com três de sete, e ainda deu três assistências. Lucas Dias meteu três de oito do perímetro. Nos rebotes, Didi foi quem somou mais, foram três, e Márcio pegou dois. Pelo lado mexicano, Victor Valdes e Fabian Jaimes foram os maiores pontuadores, com nove cada.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023