Siga o OTD

Santiago 2023

Guilherme Toldo leva sua quinta medalha na esgrima no Pan

Guilherme Toldo conquista o bronze no florete masculino nos Jogos Pan-Americanos

Guilherme Toldo vibra com classificação olímpica na esgrima
(Marina Ziehe/COB)

O Brasil conquistou mais um pódio na esgrima nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Após Alexandre Camargo e Mariana Pistoia garantirem o bronze no primeiro dia de competições, Guilherme Toldo também foi ao pódio, dessa vez no florete masculino. Toldo foi batido na semifinal pelo americano Miles Chamley-Watson por 15 a 9 e também levou o bronze. É a quinta medalha do atleta em Jogos Pan.

Guilherme Toldo garante bronze no florete

Guilherme Toldo saiu da fase de poules invicto, com cinco vitórias em cinco jogos. Assim, enfrentou o companheiro Henrique Marques já nas oitavas de final. Na única disputa verde e amarela na esgrima, melhor para o veterano Toldo, que abriu 4 a 0. Mas, logo depois do intervalo do primeiro período, ele viu o companheiro encostar e virar o placar para 6 a 4. Com cabeça fria, Guilherme voltou a controlar o jogo e fechou a disputa em 15 a 12.

Nas quartas, o brasileiro encarou o mexicano Diego Cervantes e começou atrás no placar, com 5 a 3 ao fim do primeiro período. Contudo, conseguiu voltar a impor ritmo nas investidas e após o mexicano abrir 9 a 5, ele foi para o segundo intervalo com 8 a 9 atrás. O início do terceiro tempo começou com Toldo pontuando e virando o placar, fazendo oito pontos em sequência, abrindo 13 a 9. Com mais volume no final do jogo, a torcida brasileira contagiou Guilherme Toldo, que apesar de ter permitido uma pequena reação, fechou o jogo em 15 a 13.

Semifinal dramática encerra campanha de Toldo

Na disputa pela vaga na final, Guilherme Toldo encontrou outro esgrimista que chegou invicto da fase de poules: Miles Chamley-Watson. Campeão mundial individual em 2013 e membro da equipe dona de um bronze olímpico na Rio-2016, o norte-americano começou bem. Ao fim do primeiro período, o norte-americano tinha vantagem de 7-3. Depois, o brasileiro encostou em 6 a 7 e o jogo seguiu equilibrado até o final do período, que terminou em 10 a 7 para Watson.

No período seguinte, o americano aproveitou investidas sem sucesso de Toldo para marcar pontos importantes. O embate foi muito acirrado especialmente no primeiro período, com os atletas se embolando no florete inúmeras vezes, necessitando intervenções constantes da árbitra chilena Alejandra Muñoz. Ambos fizeram várias reclamações, e Miles levou um cartão amarelo, enquanto Toldo levou dois, chegando a perder um ponto por isso.

“O cara é chato né? Fora da pista eu não conheço ele, espero que seja legal. Mas na pista é chato né. Se deixar, ele começa a falar muito e a se aproveitar, aí o psicológico do jogo acaba aí. Então é isso, tem que ir para cima, não dá pra deixar brechas para esse cara. E eu fui para cima”, comentou o medalhista de bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Essa é a quinta medalha pan-americana do atleta, que tem um bronze individual em Guadalajara-2011 – onde também levou bronze por equipes, além de pratas por equipes em Toronto-2015 e Lima-2019. Ele ainda volta para a disputa do torneio por equipes.

“Fico muito contente com a medalha, claro que queria medalha de outra cor, eu já tinha a de bronze”, brincou o esgrimista. “Início de temporada para a esgrima, ainda tenho a corrida de classificação olímpica para focar”, explicou. Um dos adversários diretos do brasileiro na busca pela vaga em Paris-2024 é o mexicano Diego Cervantes, seu rival nas quartas de final em Santiago. Toldo avaliou como o confronto desta tarde pode ter sido interessante carimbar o passaporte para a Olimpíada.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Brasileiras param nas oitavas de final

O Brasil teve duas representantes no sabre feminino. Pietria Chierighini e Karina Trois sairam da fase de poules com 3 vitórias e 2 derrotas. Nas oitavas de final, Pietra fez jogo com muitos erros contra a cubana Leidis Veranes, que não desperdiçou a oportunidade. A adversária dominou o tempo todo e venceu por 15 a 10.

Karina Trois disputou as oitavas de final contra a mexicana Julieta Toledo. A brasileira fez o primeiro ponto mas logo levou sete seguidos e a recuperação foi difícil. Contudo, ela chegou a pontuar em sequência para diminuir em 5-12. Porém, a mexicana fez três toques para garantir a vitória e vaga nas quartas.

Apesar das derrotas, as esgrimistas vêm o torneio individual como uma boa experiência para o que vem pela frente na disputa por equipes. “A gente sempre tenta manter a cabeça no lugar, não ficar nem muito triste nem muito feliz com os resultados para seguir bem para o próximo jogo. Sempre tentamos concertar os nossos erros”, comentou Karina. Para Pietra, os resultados negativos na esgrima individual são combustível para buscarem o pódio no dia 3 de novembro. “O resultado no individual nos deixa com mais vontade de ir bem nas equipes. Eu sai bastante decepcionada do individual. Então, acho que vamos voltar com mais força por equipes”, comentou.

Último dia de competições individuais na esgrima

A esgrima brasileira volta a ação em Santiago no dia 1º de novembro, com as últimas disputas individuais, com a espada feminina e sabre masculino. O destaque é para a campeã mundial Nathalie Moellhausen, que vai em busca do primeiro ouro individual em Pans. Além dela, outros 3 brasileiros jogam, Bruno Pekelman e Henrique Garrigós competem no sabre, enquanto Victória Vizeu disputa na espada. Os jogos começam a partir de 9h da manhã, com finais ocorrendo a partir de 16h (horário de Brasília).

* Contribuição: Mateus Nagime

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023