Siga o OTD

Santiago 2023

Quatro brasileiros passam para as semifinais na canoagem slalom

Ana Sátila, Kauã da Silva, Pepê Gonçalves e Omira Estácia foram os atletas do Brasil que se classificaram para a fase de semifinal; Todos os canoístas voltam às águas já neste domingo (29)

Pepê Gonçalves, destaque brasileiro na canoagem slalom (Fábio Canhete/Canoagem Brasileira)
(Fábio Canhete/Canoagem Brasileira)

Brasil avança em peso! No segundo dia de disputa da canoagem slalom nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, quatro atletas brasileiros conseguiram se classificar para a semifinal em suas respectivas provas na competição. Eles retornarão para o torneio já neste sábado (29), a partir das 9h30, no horário de Brasília-DF.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No masculino, Kauã da Silva (C1) e Pepê Gonçalves (K1) foram os brasileiros classificados. Já entre as mulheres, as irmãs Ana Sátila (C1) e Omira Estácia (K1) serão as representantes do Brasil na fase de semifinal. Após a realização da nova etapa, serão disputadas as finais de cada prova na sequência. Além disso, Ana e Guilherme Mapelli competem na semifinal do caiaque cross, a partir das 14h30.

Brasileiros brilham na classificatória da canoagem slalom

Na primeira descida do C1, Kauã da Silva não teve muitas dificuldades em superar as 21 balizas do percurso e finalizou a prova no tempo de 87s46. Depois, ele melhorou a sua marca na segunda tentativa e acabou com 86s60, sendo o quarto melhor na classificação geral.

Por outro lado, na disputa feminina, Ana Sátila havia fechado com a marca de 90s37, a melhor entre todas as competidoras, mas teve sua prova desclassificada, por não ter atingido o peso mínimo em seu barco. Assim, na segunda descida, a brasileira se recuperou e venceu a disputa mais uma vez, agora com um 87s78.

“Depois da minha primeira descida, a gente teve um problema com o peso do barco, o que é muito estranho pois isso nunca aconteceu em toda a minha carreira. Depois da última pesagem, eles (a organização) mudaram a balança de lugar e teve uma variação no peso do meu barco. Eu tenho certeza que não foi culpa nossa, mas voltei ainda mais forte para a segunda descida, melhorei o meu tempo e continuo forte na briga pela medalha”, explicou Ana Sátila.

Do mesmo modo, no K-1 masculino da canoagem slalom, Pepê Gonçalves terminou na liderança na sua primeira descida, acabando com o tempo de 75s35. Na sequência, o paulista elevou o seu desempenho e melhorou sua marca para 74s90.

Entre as mulheres, Omira Estácia fez uma ótima primeira prova, atingindo a marca de 85s10. Porém, na segunda tentativa, ela sofreu uma penalidade de dois segundos na oitava baliza e ficou com o tempo de 88s21, pior que sua outra descida. Ela foi a segunda colocada non geral, atrás da estadunidense Evy Leibfarth (81s93).

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Santiago 2023