Siga o OTD

Santiago 2023

Isa e Stephany ficam em sexto no revezamento feminino do pentatlo

Brasileiras, assim como cinco outras duplas, não pontuaram no hipismo e ficaram praticamente fora da disputa por medalhas. Mexico venceu mais uma e segue dominando completamente a modalidade

Isabela abreu stephany saraiva pentatlo moderno pan santiago 2023 jogos pan-americanos de santiago 2023 revezamento feminino
Isa Abreu no hipismo, prova que complitou a vida das brasileiras (Nicolas Abalos/Santiago 2023 via Photosport)

Santiago – As brasileiras Isabel Abreu e Stephany Saraiva ficaram com a sexta colocação no revezamento feminino do pentatlo moderno nos Jogos de Santiago 2023. O hipismo derrubou as chances de medalha, já que Isa não conseguiu completar a prova. Logo ela, que havia sido medalhista de bronze nesta prova em Lima 2019 ao lado de Priscila Oliveira. A disputa foi realizada nesta quinta-feira (25) na Escuela Militar del Libertador Bernardo O’Higgins, palco de todas as competições da modalidade no Pan.

“A gente começou a esgrima em quarto. A Isa foi um poquinho melhor que eu. Depois partimos para a equitação, onde tivemos um pequeno problema com o cavalo. Era um cavalo bem difícil, desde o teste ele apresentou problemas. Tanto que nem passou no individual feminino e nem no masculino. Faz parte do pentatlo, tem de ter cabeça fria para lidar com isso”, disse Stepnahy, logo após a prova. “No bonus round (da esgrima) conquistamos uns pontinhos a mais, nadamos bem e no combinado fomos super bem. Conseguimos passar muitos países que estavam bem na nossa frente, tiramos uma distância e terminamos bem. Estou bem satisfeita com a prova de uma maneira geral”, acrescentou.

stephany saraiva pentatlo moderno pan santiago 2023 jogos pan-americanos de santiago 2023 revezamento feminino esgrima
(Diego Alvujar/Santiago 2023 via Photosport)

Isabela Abreu, já rouca, afirmou que no revezamento eram grandes as chances de medalha. “Nos dois dias acabou acontecendo a infelicidade do cavalo. Não só pra gente, muitas equipes foram eliminadas. Estou um pouco frustrada, queria a medalha, ela está muito bonita. O hipismo levou a gente pro buraquinho. No hipismo, se não terminar, já era, porque na corrida você sai quatro minutos atrás do primeiro. Em três quilômetros, tirar quatro minutos é impraticável.”

Começo bom pela esgrima

Classificada no individual para Paris 2024, Isabela Abreu entrou pela terceira vez no campo de disputas. Na prova que abriu o dia de cimpetições, ela e Stephany ficaram em quarto lugar no ranking round da esgrima com 21 vitórias e 15 derrotas.

No pentatlo moderno, os atletas fazem as cinco modalidades. Começam pelo ranking round da esgrima, depois vão para o hipismo saltos, bônus round da esgrima e os 200m livre da natação. A pontuação somada nesses quatro estágios serve de referência para a largada do laser run, uma combinação de corrida com tiro esportivo. O atleta com mais pontos larga primeiro e os seguintes saem de acordo com a diferença de pontos que estão atrás. Por exemplo, o atleta que somou dez pontos a menos que o líder sai dez segundos depois dele, com limite de 1min30. Eles dão cinco voltas em um circuito, parando a cada uma para atirar em um alvo. Enquanto não acertarem cinco tiros, não saem dali. Ganha quem somar mais pontos ao final de todas as provas.

Hipismo sem pontuação

O Brasil não sobreviviu à loteria do hipismo. Stephany Saraiva até conseguiu completar o circuito, mas a montaria de Isabela Abreu se negou a saltar o quinto obstáculo e, após a terceira tentativa, o tempo expirou e elas zeraram a pontuação. Argentina, Equador, Cuba, República Dominicana e Estados Unidos também. Somente chilenas, canadeneses, guatemaltecas e mexicanas conseguiram, abrindo boa vantagem na disputa pelas três medalhas. Logo a seguir, no bonus round da esgrima, as brasileiras foram bem e somaram duas vitórias. Nos 200m livres da natação, fizeram o sexto melhor tempo.

Isabela abreu pentatlo moderno pan santiago 2023 jogos pan-americanos de santiago 2023 revezamento feminino tiro laser run
(Paula Letelier/Santiago 2023 vía Photosport)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Hora da verdade

Assim, Isabela Abreu e Stephany Saraiva largaram no laser run no bloco dos seis países que zeraram no hipismo, 90 segundos atrás das chilenas, dupla que estava na quarta colocação. Ao final do combinado corrida e tiro, as brasileiras fecharam em quarto. O ouro foi para as mexicanas Mayan e Catherine Oliver, medalhistas de ouro e prata no individual, seguidas das guatemaltecas Sophia Hernandez e Paula Franco, medalhistas de prata,, e pelas canadenses Devan Wiebe e Kelly Fitzsimmons. O México, vale lembrar, dominou todas as provas do pentatlo moderno no Pan até então. Fez ouro e prata também entre os homens e ouro no revezamento misto. O revezamento masculino fecha a programação nesta sexta (27).

Balanço geral

Em sua primeira edição de Jogos Pan-Americanos, Stephany chegou perto da vaga olímpica no individual. Perdeu justamente para Isabela em uma disputa acirrada. “Estou feliz. Fiz minha parte. Comecei na esgrima muito bem. No hipismo fiz uma falta, nadei bem apesar de a água estar bem gelada. Na última prova ficou entre eu e ela, eu e ela, aí ela levou. Valia uma vaga olímpica, posso ainda tentar pelo ranking. É um pouco difícil, mas é continuar fazendo o que estou fazendo e se Deus quiser vou estar lá”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023