Siga o OTD

Santiago 2023

Felipe Wu vence duelo nacional para levar o bronze em Santiago

Felipe Wu vence duelo contra Philipe Chateaubrian para levar a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Felipe Wu atira nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 medalha de bronze
(Alexandre Loureiro/COB)

O Brasil foi ao pódio na final da pistola de ar 10m nos Jogos Pan-Americanos. Após um confronto direto entre dois representantes do país pela medalha de bronze, Felipe Wu garantiu a terceira colocação, indo pela segunda vez ao pódio no Pan, após o ouro em Toronto-2015, enquanto Philipe Chateaubrian terminou na quarta posição. O canadense Tugrul Ozer venceu a prova, com direito a um novo recorde pan-americano.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O dia começou com a fase qualificatória, onde os atletas dão 60 tiros ao alvo, onde os dois representantes do Brasil conseguiram a classificação para a final. Felipe Wu foi mal na sua primeira sessão de tiro, conseguindo 93 pontos. Mas o medalhista olímpico foi aos poucos melhorando o seu desempenho e subindo na classificação até terminar em terceiro lugar, com 573 pontos. Philipe Chateaubrian teve algumas oscilações durante a prova, indo mal em duas das suas séries de tiro, mas conseguiu a quinta posição, com um total de 571 pontos.
+ Flávia Saraiva conquista sua décima medalha em Jogos Pan-Americanos
+ Jucielen Romeu carimba passaporte para Olimpíada de Paris
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Hora da decisão

Na final, todas as pontuações foram zeradas. Ao longo da prova, os atletas que estavam nas últimas colocações sendo eliminados, até que sobrassem os dois melhores na disputa pelo ouro. Na primeira rodada, Chateaubrian chegou a liderar, mas errou no último tiro, caindo para a terceira posição com 49.1 pontos, seguido por Wu com 48.7. A primeira eliminação veio no 12º tiro, com Wu ainda em quarto lugar, mas Philipe caiu para a sexta posição.

Eles melhoraram na prova e sobreviveram mais três rodadas, até disputarem o bronze entre si. Na penúltima eliminação, Wu conseguiu 19.2 pontos, contra 17.0 de Chateaubrian, que foi eliminado na quarta posição, com 192.6 pontos no total. Felipe Wu terminou em terceiro lugar, com 215.2, para levar a medalha de bronze. Já na disputa do ouro, Turgul Ozer levou a melhor e venceu a prova com 240.5 pontos. O estadunidense James Hall ficou em segundo lugar, com 239.3, para ganhar a medalha de prata.

Cibele fica fora da final

Na versão feminina da prova, Cibele Breide foi a representante do Brasil. Ela conseguiu um total de 554 pontos de 600 possíveis na fase de qualificação, terminando em 13º lugar. Apenas as oito primeiras colocadas avançaram para a fase final. A melhor da preliminar foi Suman Sanghera, dos Estados Unidos, com 578 pontos, estabelecendo um novo recorde dos Jogos Pan-Americanos. Já o corte para a final foram os 570 da equatoriana Diana Durango.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023