Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil na final por ouro que não vem desde 2011 no vôlei feminino

Seleção cede dois sets para o México, mas avança para a disputa da medalha de ouro depois de ficar fora do pódio em Lima 2019. Título não vem desde Guadalajara 2011

Brasil México semifinal jogos pan-americanos de santiago 2023 pan final

Santiago – O Brasil venceu o México por 3 a 2 na noite desta quarta-feira (25) e se classificou para a grande final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 no vôlei feminino. Assim já supera a campanha de Lima, há quatro anos, quando perdeu para a Colômbia na semifinal e para a Argentina na disputa do bronze. A última vez que a seleção feminina foi campeã do Pan foi em Guadalajara 2011. Em Toronto 2015 perdeu a decisão para os Estados Unidos.

O confronto colocou frente a frente uma das maiores rivalidades do vôlei brasileiro. O México está sendo comandado por Nicola Negro, treinador do Minas, e o Brasil, por Paulo Coco, técnico do Praia Clube. Os dois times mineiros dominam o vôlei brasileiro fazendo todas as finais da Superliga nos últimos anos. Paulo Coco é, também, auxiliar de José Roberto Guimarães na seleção brasileira, porém o tricampeão olímpico não veio a Santiago.

Brasil México semifinal jogos pan-americanos de santiago 2023 pan final
(Wander Roberto/COB)

Brasil chega até a disputa de medalha de ouro perdendo somente dois sets em quatro jogos. Passou por Cuba, Argentina e Porto Rico na fase de classificação. Agora pega a República Dominicana na decisão desta quinta-feira (26), a partir das 20h. As dominicanas também venceram as quatro até aqui, cedendo apenas um set para a Argentina na semifinal.

Atropelo e empate

A seleção começou a dar as cartas logo de cara e comandou o placar desde o início no primeiro set. Sem grandes dificuldades, e com um bloqueio pesado, foi abrindo vantagem até fechar no 25 a 17. O México reagiu na segunda parcial e engrossou. O jogo foi ponto a ponto até o 19 a 19, quando elas viraram três vezes seguidas, abriram três pontos e administraram até marcar 25 a 22.

As mexicanas embalaram e chegaram a fazer 11 a 6 na terceira parcial. O Brasil parecia ter sentido o set perdido e estava perdido em quadra. Aos poucos, porém, foi se encontrando e chegou colado no placar na reta final. Foi um sufoco, mas o Brasil fez 27 a 25 no México e ficou a um set da decisão. A quarta parcial seguiu a mesma toada, até que as mexicanas arrancaram uma pequena vantagem e fizeram 25 a 22 para empatar o jogo. No tie-break, o jogo foi igual até o 10 a 10, quando o Brasil desgarrou até o 14 a 11. Parecia decidido, mas as mexicanas resistiram e só caíram no 15 a 13.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023