Siga o OTD

Santiago 2023

Davi e Fabrício conquistam a prata nas duplas masculinas do badminton

A dupla brasileira foi superada pelos canadenses Nyl Yakura e Xingyu Dong na decisão válida pelo Pan de Santiago (Foto: Miriam Jeske/COB)

(Wander Roberto/COB)

Santiago – Davi Silva e Fabrício Faria conquistam a medalha de prata nas duplas masculinas do badminton no Pan de Santiago. Os brasileiros foram batidos na decisão por Nyl Yakura e Xingyu Dong, do Canadá, por 2 sets a 1, parciais de 21/19, 15/21 e 18/21. Assim, o Brasil fecha o badminton com três medalhas, uma prata e dois bronzes.

O Jogo

Jogo começou com os brasileiros abrindo distância no placar, chegando a ficar 11 a 6. Mas canadenses mostraram porque estão na final e rapidamente encostaram para 11 a 12. Depois, foi equilíbrio até o final do set, com os brasileiros fechando o set com o ataque fulminante de Fabrício para acabar com a parcial em 21 a 19.

O segundo set começou nervoso e com os canadenses abrindo vantagem de 4 a 1. Mas os brasileiros não deixaram abrir diferença grande, empatando em 5 a 5. Com golpes ágeis de ambos os lados, o set foi segundo com muito equilíbrio, com o Canadá a frente por dois pontos, mas o set complicou quando o placar ficou em 17 a 12. Yakura e Dong fecharam a parcial por 21 a 15, levando para o set desempate.

Com alguns erros na recepção em conjunto com ataques certeiros dos canadenses, a terceira parcial começou com Yakura e Dong abrindo 4 a 1. A torcida brasileira não deixou de apoiar em nenhum momento a dupla, e os brasileiros voltaram para o jogo encostando em 13 a 12. Os brasileiros tiveram uma sequência de 4 pontos seguidos mas os canadense mantiveram sangue frio para fechar o jogo em 21 a 18.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Avaliação da decisão e do badminton brasileiro

Para os brasileiros, o jogo em si foi bom, mas faltou tranquilidade e experiência para saberem lidar com a vantagem construída no primeiro set. “Foi no detalhe mesmo, a gente estava bastante tenso no final, eles vieram com muita vantagem. Acho que a mente da gente que deixou eles ganhar”, explicou Fabrício.

O Brasil deixa Santiago com três pódios, a prata da dupla masculina e dois bronzes, com a dupla mista e a dupla feminina. Os medalhistas “O badminton brasileiro vem evoluindo bastante. Hoje não fica só nas costas do Ygor Coelho, as duplas são fortes, nas simples também. A visibilidade do badminton vem crescendo também, isso é muito bom para o badminton do Brasil. Agora é seguir em frente e continuar.”, completou o atleta

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023