Siga o OTD

Santiago 2023

Ingrid e Giovanna vão ao pódio na volta da dupla às competições

Ingrid de Oliveira e Giovanna Pedroso ficaram com a medalha de bronze na plataforma sincronizada dos Jogos Pan-Americanos

Ingrid de Oliveira Giovanna Pedroso bronze saltos Pan Santiago 2023
(Satiro Sodré/CBDA)

Santiago – Ingrid de Oliveira e Giovanna Pedroso conquistaram uma medalha de bronze no retorno da dupla às competições da plataforma sincronizada de 10m dos saltos ornamentais. Foi nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, nesta segunda-feira (23), no Centro Acuático do complexo do Estádio Nacional. A dupla havia sido desfeita logo após os Jogos da Rio-2016 e voltou somente em março deste ano. É a segunda medalha da dupla em Jogos Pan, foram prata em Toronto 2015.

“Eu acho que eu tava mais nervosa ontem, acordei muito tranquila. Vi ela (Giovanna) muito tranquila. Isso passa uma segurança enorme. A medalha tem um peso muito importante, não é apenas uma medalha, é além. De fato, é como se fosse a nossa união de novo. A gente voltou a se falar no início do ano e já queríamos saltar o sincronizado, voltamos a nos conectar. A medalha vai se chamar Giovanna agora”, disse Ingrid de Oliveira. Giovanna também comentou: “muito importante para mim, por ter voltado a falar com ela, nossa primeira competição depois de sete anos. Por ser minha primeira competição depois de ter sido mãe. Foi muita emoção. Pedi muito a Deus para ficar tranquila e deu certo.”

Coração apertado

Giovanna Pedroso falou, ainda, do filho, mais especificamente da distância dele para disputar Santiago 2023. “Se ver uma foto dele, meu coração aperta, mas sei que é por um bom motivo, valeu a pena, porque eu estou voltando para casa com essa medalha. Toda conquista agora, depois de ser mãe, vale muito mais que as outras que eu já tinha tido. Só quem é mãe sabe o quanto é difícil ser mãe e atleta”. “E ela é uma ótima mãe, viu”, salientou Ingrid.

O pódio também ajuda a aliviar um pouco a frustração de ambas na prova individual, já que Ingrid estava com o bronze e foi superada na última rodada de saltos e Giovanna nem conseguiu competir por conta de um desconforto no ombro.

Mexicanas no comando

A dupla brasileira não conseguiu acompanhar o nível das duas primeiras colocadas, as mexicanas Gabriela Agundez e Alejandra Orozco, que ficaram com o ouro, e as canadenses Kate Anne Miller e Caeli McKay, medalhistas de prata. Assim, disputaram com as cubanas Anisley e Arlenys García o terceiro lugar no pódio. Ingrid de Oliveira e Giovanna Pedroso ficaram sempre à frente das caribenhas, somando 273,60 ao final dos cinco saltos. Marcaram 43,80 no primeiro, 46,20 no segundo, depois 60,48; 69,12; e 54,00. As García ficaram com 260,82. As estadunidenses Nike Agunbiade e Jordan Skilken não competiram.

Gabriela Agundez e Alejandra Orozco, vale lembrar, foram medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Agora, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, dominaram o individual da plataforma de 10m com Agundez vencendo e Orozco conquistando a prata. E foi Caeli McKay que tirou o bronze de Ingrid de Oliveira no últomo salto, na prova disputada no sábado (21)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023